19/06/2023 | Institucional

Galp desafia startups na energia com programa global de inovação Startup the Future

• Startups vencedoras vão ter possibilidade de desenvolver pilotos financiados pela Galp e apresentar-se na Web Summit 2023.
  • A segunda edição do Startup the Future tem candidaturas abertas até 10 de setembro em cinco temáticas, uma dos quais em parceria com o Grupo BMW

Estão abertas as candidaturas à segunda edição do Startup the Future, o concurso global de inovação da Galp Upcoming Energies. Até dia 10 de setembro, startups e scale-ups de todas as geografias são desafiadas a apresentar as soluções que permitam acelerar a transição energética com que a Galp está comprometida.

As startups candidatas podem escolher um de cinco módulos para se candidatar ao programa:

Managing Data: soluções que confiram maior flexibilidade e fiabilidade no fornecimento de energia renovável, potenciando uma transição bem-sucedida.

Scaling Energy Storage & Environmental Processes: ideias para reduzir o impacto das operações da empresa e soluções de hardware que permitam a transição para sistemas de energia mais sustentáveis.

Decarbonizing & Optimizing Industry: módulo centrado na eficiência da indústria, na monitorização de sistemas, na descarbonização do calor e em soluções de baterias orientadas para o consumidor.

Bringing Energy to Everyone: lutar contra a pobreza energética e facilitar o acesso à energia de comunidades menos desenvolvidas.

Harnessing Electric Mobility: desenvolvido em parceria com o Grupo BMW, este módulo procura acelerar soluções e serviços de mobilidade elétrica e otimização de frotas.

As startups vencedoras vão, eventualmente, poder trabalhar com a Galp na aceleração do seu projeto, através das suas unidades de negócio e equipas de inovação. A energética poderá financiar na totalidade a execução do piloto das soluções selecionadas – em Portugal, Espanha Brasil e/ou Moçambique –, vai dar a conhecer aos empreendedores a sua equipa de Corporate Venture Capital e ainda oferece um passaporte para a Web Summit 2023.

O Startup the Future é uma iniciativa da Upcoming Energies, a plataforma de inovação aberta onde se reúnem os agentes de transformação com os quais a Galp pretende co-criar o futuro net zero. A Upcoming Energies regista um total acumulado de 31 calls abertas, através das quais a Galp teve contacto com 426 startups/projetos num total de 4.118 participantes.

O Startup the Future tem captado a atenção dos empreendedores em todo o mundo. Em 2022 recebeu mais de 200 candidaturas de 54 países. Dois dos projetos finalistas nesse ano já têm pilotos em desenvolvimento: a Koolboks, uma start-up nigeriana que venceu o Startup the Future, está a testar em Moçambique a sua inovadora solução de refrigeração com base em energia solar e baterias de lítio; a Mobilize, startup eslovaca finalista de 2022, vai arrancar com os testes em Portugal e Espanha, um novo mercado para a sua plataforma de pontos de carregamento de veículos elétricos.

Mais informações sobre concurso Startup the Future