20/03/2023 | Institucional

Prémio Energy Up: 20.000€ em painéis solares para a escola com melhor projeto de transição energética

• Competição promovida pela Fundação Galp aberta até 28 de abril para escolas do 1º, 2º/3º ciclos, e ensino secundário e profissional.

• Para além do grande prémio de 20.000€, serão ainda distinguidos os melhores projetos em cada ciclo de escolaridade com 1.000€ em cheque educação.

• APA, ADENE, DGEG e DGE entre os parceiros institucionais do prémio.

Está de regresso a grande competição nacional pelas melhores ideias de eficiência energética e mobilidade sustentável nas escolas portuguesas.

As candidaturas ao Prémio Energy Up 2023 já abriram e até ao próximo dia 28 de abril as escolas estão convidadas a submeter os seus projetos de transição energética com impacto na comunidade escolar e na sociedade.

A competição, promovida pela Fundação Galp, está aberta a Escolas do 1º, 2º e 3º Ciclos, bem como a estabelecimentos do Ensino Secundário e Profissional, tanto no continente como nas ilhas.

A escola vencedora verá os seus esforços de eficiência energética reforçados com o financiamento de 20.000€ na instalação de painéis fotovoltaicos da Galp Solar. Mas a distinção dos alunos e professores que partilham a visão de um mundo mais sustentável não se fica por aí: os melhores projetos de cada nível de escolaridade (1º CEB, 2º/3º CEB, Ensino Secundário/Profissional) receberão um prémio de 1.000€ em cheque educação.

O Prémio Energy Up da Fundação Galp conta com o apoio institucional da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), da ADENE – Agência para a Energia, da Direção Geral de Energia e Geologia (DGEG) e da Direção Geral de Educação (DGE).

Os interessados podem consultar o regulamento, submeter o projeto da sua Escola através do formulário e, em caso de dúvida, enviar um email para movimentoeducativo@galp.com

Na edição anterior do Prémio Energy Up o júri avaliou mais de 50 candidaturas de 13 distritos nacionais.

A Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo, na Amadora, foi a grande vencedora com o projeto “INOV D”, uma iniciativa multidisciplinar que vai da construção de protótipos solares fotovoltaicos (carros e fornos) ao design thinking.

O Prémio Energy Up é uma das bandeiras do Projeto Educativo Future Up, através do qual a Fundação Galp mobiliza professores e alunos para os objetivos da transição energética.

Desde 2010, os projetos educativos da Fundação Galp chegaram a 2,2 milhões de alunos e professores em mais de 20 mil escolas portuguesas.

O Future Up é uma medida financiada no âmbito do Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia, aprovado pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.