03/02/2010 | Energias renováveis

Galp Energia adquire à Martifer Renewables 15% da Ventinveste

O grupo Galp Energia adquiriu à Martifer Renewables, uma participada da Martifer SGPS, 50% do capital da sociedade Parque Eólico da Penha da Gardunha, Lda., a qual detém actualmente 30% do capital social da Ventinveste, S.A. (Ventinveste). O valor da transacção é de aproximadamente 5 milhões de euros.

A Parque Eólico da Penha da Gardunha, Lda. foi adquirida pela Martifer Renewables ao grupo Babcock & Brown em Junho de 2009. A venda de metade do capital social desta sociedade reequilibrará as participações da Martifer SGPS e do grupo Galp Energia na Ventinveste.

Após esta operação os accionistas da Ventinveste são o grupo Galp Energia com 49%, a Martifer SGPS com 46,6%, a Repower com 2,4% e a Efacec com 2%.

A operação obteve autorização por parte da Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Recorde-se que a Ventinveste celebrou com a DGEG, em Setembro de 2007, um contrato que inclui a promoção, construção e exploração de um conjunto de parques eólicos para um total de 400MW de potência a injectar na Rede Eléctrica de Serviço Público.