13/02/2023 | Institucional

Galp desinveste nos ativos de upstream em Angola

• Proveitos deverão ascender a aproximadamente $830 m

A Galp assinou um acordo com a empresa angolana Somoil para a venda dos seus ativos de upstream em Angola.

Os proveitos para a Galp deverão ascender a c.$830 m, líquidos de impostos sobre mais valias estimadas, incluindo c.$655 m a receber até à conclusão da operação e c.$175 m de pagamentos contingentes em 2024 e 2025, dependentes do preço do Brent.

A transação está sujeita aos termos e condições habituais, com conclusão prevista durante a segunda metade de 2023.

"Esta transação permite à Galp consolidar o valor de ativos de upstream maduros, assim como suportar a valorização do nosso portefólio de upstream e a execução da nossa estratégia de descarbonização. Estamos confiantes de que a Somoil, já presente no bloco 14, dará um forte contributo para o desenvolvimento destes ativos de longa data da Galp", destaca Filipe Silva, CEO da Galp.

A BofA Securities assumiu a consultoria financeira da Galp nesta operação.

Ativos e participações incluídos na transação:

Bloco 14 (9% Galp): Tombua, Landana, BBLT, Kuito; Bloco 14K (4.5% Galp): Lianzi; Bloco 32 (5% Galp): Kaombo (em operação); CNE (em desenvolvimento)