22/12/2009 | Refinarias

Refinaria de Sines recebe o Certificado de conformidade em Ambiente e Segurança

A refinaria de Sines recebe amanhã, dia 23, o certificado de conformidade em Ambiente e Segurança atribuído pela SGS (Société Générale de Surveillance S.A.), de acordo com os princípios das normas internacionais NP EN ISO 14001:2004 e OHSAS 18001:2007, demonstrando o compromisso da Galp Energia com a segurança das suas operações e o respeito pelo ambiente e comunidade envolvente.

O sistema de gestão de ambiente e segurança, submetido a uma rigorosa auditoria, que culminou com a atribuição do certificado de conformidade, foi implementado este ano e abrange todos os processos e actividades desenvolvidos no âmbito da refinaria de Sines no que respeita a segurança e ambiente.

Com a implementação deste sistema, a Refinaria de Sines passa a dispor de uma ferramenta de gestão, que lhe permite monitorizar os seus processos de segurança interna, definir indicadores e quantificar objectivos, com vista à melhoria contínua e à consolidação e partilha do conhecimento dentro da organização.

Para o Administrador da Galp Energia, André Palmeiro Ribeiro, “este certificado é o reconhecimento de um esforço que vem sendo desenvolvido no sentido de promover uma cultura de zero acidentes, quer humanos quer materiais, bem como da plena e harmoniosa integração da refinaria de Sines na comunidade em que se insere”.

Já Ana Pina Teixeira, Presidente do Conselho de Administração do Grupo SGS Portugal, considera que “são as atitudes das grandes empresas que irão influenciar as atitudes de cada um de nós e, por este motivo, a Galp Energia demonstra um grande sentido de responsabilidade perante o nosso País. As marcas de certificação que a Galp Energia mostra a partir de hoje são, também, uma forma de comunicar aos seus stakeholders este sentido de responsabilidade ambiental e social”.

Refinaria de Sines

A Refinaria de Sines iniciou a sua laboração a 15 de Setembro de 1978, empregando actualmente mais de 470 colaboradores. É uma das cinco refinarias europeias com capacidade para produzir gasolinas reformuladas e a segunda maior refinaria da Península Ibérica. É uma das refinarias mais modernas da Europa, com uma capacidade de refinação de 220 mb/d, incluindo duas unidades de destilação a vácuo, um FCC (fluidic catalytic cracking), um visbreaker e duas unidades de hidrodessulfuração de gasóleo.

Este complexo fabril dispõe de 27 unidades processuais para produzir gás, gasolinas, gasóleos, fuelóleos, betumes e enxofre e de uma capacidade de armazenagem de cerca de três milhões de metros cúbicos, dos quais 1,5 milhões de petróleo bruto e o restante de produtos intermédios e finais, incluindo gasolinas reformuladas para exportação para o mercado norte americano.

A nível logístico, a refinaria de Sines dispõe de um pipeline multiproduto que faz a ligação de Sines a Aveiras e tem, na sua actual configuração, uma capacidade de transporte de 4 milhões de toneladas de produtos por ano, sendo ainda o primeiro na Europa a transportar combustíveis líquidos e gases de petróleo liquefeitos.

Possui ainda infra-estruturas para recepção e despacho de matérias-primas e produtos acabados por via marítima, bem como sistemas de expedição por ferrovia e rodovia.

Investimentos para o futuro

A Galp Energia, face à necessidade de modernização das infra-estruturas de refinação, tem em curso o maior projecto industrial de sempre em Portugal, o projecto de conversão das refinarias, que vai permitir a maximização da produção anual de gasóleo, adaptando a produção à crescente procura deste produto no mercado ibérico. A concretização do projecto de conversão das refinarias, irá reduzir as necessidades de importação de gasóleo, levando a uma redução de 6% na factura energética de Portugal, já a partir de 2011.

Grupo SGS (http://www.pt.sgs.com)

O Grupo SGS – Société Générale de Surveillance S.A é a maior organização mundial no domínio da inspecção, verificação, análise e certificação. Com mais de 55.000 colaboradores, a SGS opera uma rede de mais de 1.000 escritórios e laboratórios em todo o mundo.

Presente em Portugal desde 1922, a SGS conta com uma vasta equipa de colaboradores especializados, apoiados por uma rede de modernos laboratórios acreditados nas áreas Agro-Alimentar, Ambiental, Ensaios Não Destrutivos e Metrologia.

A SGS ICS é o Organismo de Certificação do Grupo SGS, líder na certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Ambiente, Segurança Ocupacional, Segurança Alimentar, Responsabilidade Social, Serviços e Produtos, entre outros.