09/01/2023 | Institucional

Galp lidera índices globais de sustentabilidade

·       No final de 2022, a Galp era a empresa mais sustentável do seu setor no Dow Jones Sustainability Indices, estava na banda Leadership do CDP para as Alterações Climáticas, tinha uma classificação AAA no MSCI e estava no top 5 do Sustainalytics

·       A classificação A- no CDP Alterações Climáticas foi superior à média regional e à da indústria. Em termos de Segurança da Água, a Galp obteve um sólido B

A estratégia e compromissos assumidos pela Galp nas áreas da sustentabilidade e do desempenho ambiental e social traduziram-se, no final de 2022, em classificações de topo nalguns dos mais respeitados rankings globais de ESG, incluindo o CDP, Dow Jones Sustainability Indices, MSCI e Sustainalytics.

“Atravessamos um processo ambicioso de transformação numa empresa mais sustentável, empenhados em reforçar as nossas áreas de negócio de energias renováveis e de baixo teor de carbono, e focados na sustentabilidade de todas as nossas operações,” afirma Filipe Silva, CEO da Galp. “Neste processo, é fundamental ser transparente, para que o nosso desempenho possa ser comparado com outros de forma rigorosa, e para percebermos onde podemos melhorar. Estamos contentes por ver os nossos esforços reconhecidos,” acrescenta.

A Galp acedeu ao grupo de empresas que lideram as principais práticas de proteção do Clima, avaliadas pelo CDP - Disclosure Insight Action no seu relatório anual de Alterações Climáticas. A Galp melhorou para a banda A- Leadership nas suas práticas de mitigação das Alterações Climáticas (média da indústria de C), obtendo pontuação máxima em iniciativas de redução de emissões, governo, divulgação de oportunidades, divulgação de riscos, processos de gestão de risco, e emissões de âmbito 1&2. Classificou-se na banda B, ou “Gestão,” em segurança da água, o mesmo valor do ano anterior, ligeiramente superior à média da indústria (B-).

A Galp reteve a sua posição de #1 do ranking, alcançada em 2021, nos Dow Jones Sustainability Indices (DJSI). A 16 de dezembro de 2022, a Galp alcançou a pontuação mais alta entre as 158 empresas do sector de Petróleo & Gás Upstream & Integrated avaliadas pelo S&P Global Corporate Sustainability Assessment. Em 2022, a Galp classificou-se como a melhor do mundo na dimensão social e liderou nas categorias seguintes: biodiversidade; políticas ambientais e sistemas de gestão; reporte ambiental; riscos relacionados com a água; direitos humanos; impactos sociais nas comunidades; e reporte social.

No início de 2022, a Galp tinha sido reconhecida pelo MSCI ESG Ratings como um em apenas três atores integrados de petróleo e gás a alcançar a classificação máxima AAA. A Galp também melhorou a sua classificação anual na Sustainalytics, obtendo um dos cinco melhores desempenhos entre as empresas do mesmo setor.

Estas distinções, no conjunto, premeiam a estratégia da Galp de descarbonização progressiva das suas atividades. A Galp tem vindo a investir, tanto na melhoria da sustentabilidade das suas operações, como em novas fontes de energia limpa. A Galp preconiza a definição de objetivos de longo prazo e a divulgação transparente do seu desempenho.