02/06/2022 | Institucional

Escola da Amadora vence Grande Prémio Energy Up e ganha 20 mil euros em painéis solares

• Júri premeia projeto que desafia os alunos a desenvolverem competências para resolver problemas de futuro na energia e mobilidade, para um mundo mais sustentável
  • Escolas da Póvoa de Varzim, de Castelo Branco e de Santo Tirso venceram também nas categorias de ensino básico, segundo e terceiro ciclo e ensino secundário ou profissional
  • Competição da Fundação Galp recebeu este ano mais de 50 candidaturas de escolas de 13 distritos de Norte a Sul do país e ainda do arquipélago da Madeira

A Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo, na Amadora, é a grande vencedora da edição de 2022 do Prémio Escola Energy Up, ao arrecadar o Grande Prémio na competição da Fundação Galp que distingue os projetos escolares que mais se destacam na promoção de consumos energéticos eficientes e na área da mobilidade sustentável. Com esta vitória, a escola da Amadora ganha o direito à instalação de painéis solares num valor até 20 mil euros, numa iniciativa de investimento social da Galp Solar para acelerar a transição energética.

Depois da avaliação das mais de 50 candidaturas de escolas de 13 distritos de Norte a Sul do país e ainda do arquipélago da Madeira que estiveram a concurso, o júri atribuiu o Grande Prémio ao projeto multidisciplinar "INOV D", desenvolvido desde 2005 por várias turmas e professores da Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo. O prémio foi entregue esta quinta-feira numa cerimónia que decorreu no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e que contou com a presença de dezenas de crianças e jovens das escolas finalistas do ensino básico e secundário de Paredes, Castelo Branco, Sintra, Guimarães, Amadora, Vila Nova de Famalicão, Santo Tirso, Póvoa do Varzim, Torres Vedras e Lisboa.

Com iniciativas como a construção de protótipos solares fotovoltaicos (carros e fornos solares), a escola da Amadora tem procurado desenvolver e estimular competências empreendedoras nos seus alunos ao longo dos anos, com foco em preocupações ambientais. Neste ano letivo, desafiou ainda os estudantes a resolverem problemas complexos e futuristas com recurso a ferramentas como o design thinking.

O júri composto por representantes da Quercus, da APA, da ADENEda DGEG, da DGE, da Galp Solar e do media partner Dinheiro Vivo, destacou ainda entre os vários méritos deste projeto a sua continuidade e evolução ao longo dos anos e o facto de promover uma aproximação dos alunos à realidade empresarial, seja através de soluções inovadoras, seja através da criação de uma empresa para o ano 2050, no contexto de uma cidade sustentável, com desafios ao nível da energia e mobilidade.

Nas restantes categorias a concurso na edição deste ano do Prémio Escola Energy Up – primeiro ciclo; segundo e terceiro ciclo; e ensino secundário ou profissional –, as vitórias couberam respetivamente a escolas da Póvoa de Varzim, de Castelo Branco e de Santo Tirso, que ganharam assim um prémio de 1.000 euros cada uma, para financiamento dos respetivos projetos, em tickets de educação.

Na categoria de ensino secundário ou profissional, o Instituto Nun’Alvres, de Santo Tirso, foi premiado com o projeto multidisciplinar "Luz Verde" que, através da instalação de um dispositivo, regula automaticamente e remotamente a intensidade luminosa de uma sala. O projeto – cujo protótipo está em uso no pavilhão desportivo e numa outra estrutura com sala de aulas – conjuga a entrada de luz solar (através de estores) com a regulação da intensidade da luz elétrica (com lâmpadas reguláveis), resolvendo assim a dificuldade em ajustar uma intensidade luminosa simultaneamente confortável e energeticamente sustentável e eficiente.

Na categoria de segundo e terceiro ciclo, o júri atribuiu o primeiro lugar à Escola Cidade de Castelo Branco pelo projeto multidisciplinar "Escola + Amiga do Ambiente". Focado no uso eficiente da energia, na sensibilização para a redução das deslocações em automóvel particular e na redução do consumo energético e a melhoria da qualidade de vida da população, o projeto promove também o aproveitamento de um reservatório de gás para armazenamento de águas da chuva e utiliza energia fotovoltaica para a bombagem da água para a rega dos jardins e da horta da escola.

Na categoria do primeiro ciclo, a Escola Básica de Aver-o-Mar, da Póvoa do Varzim, foi a vencedora com o projeto multidisciplinar "Aver-o-Eco", que mobiliza e sensibiliza a comunidade escolar e envolvente para o tema da mobilidade sustentável. O júri premiou o foco desta escola na Educação e Segurança Rodoviária, nomeadamente pelo aumento do seu parque de bicicletas e pelo incentivo à sua utilização, o que permite diminuir os gases com efeito de estufa.

Recorde-se que esta foi a segunda edição do Prémio Escola Energy Up, da Fundação Galp. O “Grande Prémio” da edição de 2021 foi atribuído ao Agrupamento de Escolas da Gafanha da Nazaré, com o projeto SmartAir, focado na sensibilização para a retoma do uso de bicicletas ou de veículos elétricos. O conceito incluiu o diagnóstico às condições de mobilidade na cidade, campanhas de sensibilização e lóbi para melhorar acessos para o uso de meios de locomoção não poluentes.

Desde 2010, a Fundação Galp chegou já com os seus projetos educativos a mais de 2 milhões de alunos e professores, em mais de 17 mil escolas, investindo na educação como base do sucesso para a construção de um futuro melhor. O Prémio Energy Up – desenvolvido em parceria com a Galp Solar, a Quercus, APAADENEDGEG e DGE –  foi atribuído pela primeira vez em 2021, no quadro do programa Future Up, que incentiva crianças e jovens, professores, voluntários e parceiros a terem um impacto positivo na sociedade, com novas ideias e soluções. Distingue projetos escolares inovadores, sustentáveis e inspiradores, em linha com o compromisso assumido pela Galp de acelerar os esforços para a transição energética e de mobilizar e capacitar as comunidades neste percurso.

Eis os vencedores da edição de 2022:

Grande Prémio – Escola 2/3 D. Francisco Manuel de Melo, Amadora

Primeiro ciclo

• 1.º lugar – Escola Básica de Aver-o-Mar, Póvoa de Varzim
  • 2.º lugar – Jardim-Escola João de Deus, Torres Vedras
  • 3.º lugar – Jardim-Escola João de Deus, Olivais

Segundo e terceiro ciclo

• 1.º lugar – Escola Cidade de Castelo Branco
  • 2.º lugar – Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Sintra
  • 3.º lugar – Escola Básica e Secundária de Paredes

Ensino secundário ou profissional

• 1.º lugar – Instituto Nun'Alvres, Santo Tirso