18/04/2022 | Institucional

Galp transforma 100 áreas de serviço ibéricas em produtoras de energia solar

• O projeto de instalação de centrais solares para autoconsumo será, a médio prazo, alargado a toda a rede de estações da Galp na Península Ibérica
  • A substituição de energia da rede por energia solar limpa nestas áreas de serviço traduz-se numa poupança anual superior a €30.000
  • A disrupção dos mercados energéticos provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, tornou esta decisão de investimento ainda mais oportuna

A Galp vai instalar centrais produtoras de energia solar fotovoltaica para autoconsumo em mais de uma centena de áreas de serviço na Península Ibérica, num exemplo de que a transição energética começa em casa, e permite poupanças significativas, tanto em termos ambientais como económicos.

Este plano iniciou-se com a instalação destes sistemas em 12 áreas de serviço em Espanha, já em operação. Os benefícios obtidos aceleraram a decisão da sua expansão. Numa primeira fase, o projeto foi alargado a cerca de 50 estações de serviço em Portugal e a outras tantas em Espanha, num projeto de 2,5 MWp cujas poupanças anuais se estimam em mais de €30.000, o que pressupõe uma poupança superior a €750.000 ao longo dos 25 anos de vida útil dos painéis fotovoltaicos.

A disrupção dos mercados energéticos provocada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, tornou a decisão de investimento ainda mais oportuna.

“A crise energética que atravessamos, sem precedentes nos últimos 50 anos, mostra que investir na transição energética não é apenas uma questão de sustentabilidade, mas de sobrevivência,” afirma Teresa Abecasis, administradora executiva da Galp responsável pela área comercial. “A Galp, que disponibiliza soluções para que a sociedade acelere esta transição, não podia deixar de dar este exemplo,” acrescenta.

O plano de expansão deste projeto, que deverá ocorrer ainda em 2022, não inclui somente postos geridos diretamente pela Galp, mas também por terceiros. Em Espanha, inclui igualmente estações de serviço geridas pela Galp ao abrigo de concessões ganhas pela empresa no âmbito dos concursos públicos lançados pela rede de autoestradas do Estado espanhol.

A Galp desenvolve este tipo de projetos para os seus clientes empresariais e domésticos através da marca Galp Solar, contribuindo para a descarbonização das suas atividades, potenciando a autonomia energética e reduzindo as suas faturas.

A Galp é atualmente o terceiro maior produtor de energia solar fotovoltaica da Península Ibérica, com uma capacidade instalada de cerca de 1 GW em produção de uma carteira total de 4,7 GW que inclui projetos em desenvolvimento em Espanha, Brasil e Portugal.