25/11/2019 | Energias renováveis

Galp reforça compras de energia solar em Espanha através de contratos de longo-prazo com Grenergy

Contratos de 12 anos acrescentam até 360 GWh por ano à carteira de energia solar contratada pela Galp, que já ultrapassa 650 GWh. Essa energia é suficiente para abastecer mais de 200 mil famílias, evitando emissões de CO2 equivalentes a 430 mil toneladas por ano. Mais de metade da eletricidade comercializada pela Galp em 2018 foi de origem renovável.

A Galp reforçou o seu portfólio comercial para disponibilizar uma oferta de energia renovável aos seus clientes, através de um Contrato de Aquisição de Energia (PPA) de longo-prazo com a Grenergy Renovables.

Estes contratos têm subjacentes projetos de geração de energia solar de 200 MW atualmente em desenvolvimento em Espanha, cobrindo um montante anual total de 300 a 360 GWh por ano, o qual será progressivamente alocado às atividades comerciais da Galp a partir de agosto de 2021, durante um período de 12 anos.

Este é o segundo PPA assinado pela Galp este ano, elevando o volume de energia solar adquirido até ao momento para mais de 650 GWh, o suficiente para assegurar o consumo médio de energia de 200 mil famílias, evitando a emissão de mais de 430 mil toneladas de CO2 por ano.

O presente acordo enquadra-se na estratégia da Galp de assegurar um fornecimento equilibrado e competitivo de longo-prazo para as suas atividades de comercialização de energia, disponibilizando aos seus clientes o acesso a soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis.

Mais de metade da eletricidade comercializada pela Galp em 2018 foi de origem renovável, da qual 293 GWh de produção própria.

Sobre a Grenergy Renovables

A Grenergy Renovables é uma produtora espanhola independente de energia de fontes renováveis, principalmente eólica e fotovoltaica, criada em 2007 e listada na Bolsa de Valores Alternativa desde 2015. O seu modelo de negócio abrange todas as fases do projeto, desde o seu desenvolvimento, construção, estruturação financeira até à operação e manutenção das plantas. Em 2012, expandiu-se para a América Latina, onde está presente no Chile, Peru, Argentina, México e Colômbia, com um pipeline global superior a 4 GW nas mais diversas fases de desenvolvimento.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. Desenvolvemos soluções eficientes e ambientalmente sustentáveis em todas as fases da cadeia de valor do setor energético, tanto nas nossas operações, como na oferta integral que fazemos aos nossos clientes, sejam indústrias, empresas de todos os setores ou simples consumidores que buscam as soluções mais flexíveis e competitivas para as suas casas e necessidades de mobilidade. Produzimos e extraímos petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, mas assumimos o compromisso de dedicar 40% do nosso investimento a projetos que contribuam para a redução global das emissões de CO2, incluindo a produção de energia renovável. Integramos todos os tipos de energia, da eletricidade, ao gás e aos combustíveis líquidos. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.360 pessoas.