12/11/2019 | Produtos e serviços

Galp disponibiliza combustíveis marítimos mais limpos nos portos portugueses a partir desta semana

Novo combustível, com apenas 0,50% de enxofre, cumpre regras da IMO obrigatórias para todos os navios a partir de 1 de janeiro. Nova oferta disponível em todos os portos de Portugal Continental.

A Galp vai passar a fornecer um novo fuel de marinha com um teor de enxofre máximo de 0,50%, compatível com a nova regulamentação da Organização Internacional Marítima (IMO) que se aplicará a todos os navios a partir do dia 1 de janeiro.

Com este novo produto, a Galp disponibiliza os meios para que os seus clientes possam fazer face à alteração mais profunda de sempre no panorama internacional dos combustíveis para a navegação, comparável apenas à substituição do carvão pelo fuel, no início do Século XX.

Esta mudança irá desencadear uma redução acentuada das emissões poluentes do setor do transporte marítimo a nível global, contribuindo para um ambiente mais sustentável.

O novo fuel, designado VLSFO 0,50%S, é o resultado de um trabalho de pesquisa laboratorial em que a Galp testou mais de 160 formulações diferentes durante quase dois anos. Este combustível, disponível em todos os portos de Portugal Continental a partir de 15 de novembro, é exclusivamente produzido nas refinarias de Sines e Matosinhos e será fornecido por barcaça, veículo-cisterna e linha.

A Galp continuará igualmente a fornecer a sua vasta gama de lubrificantes e outros combustíveis de Marinha.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. Desenvolvemos soluções eficientes e ambientalmente sustentáveis em todas as fases da cadeia de valor do setor energético, tanto nas nossas operações, como na oferta integral que fazemos aos nossos clientes, sejam indústrias, empresas de todos os setores ou simples consumidores que buscam as soluções mais flexíveis e competitivas para as suas casas e necessidades de mobilidade. Produzimos e extraímos petróleo e gás natural a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, mas assumimos o compromisso de dedicar 40% do nosso investimento a projetos que contribuam para a redução global das emissões de CO2, incluindo a produção de energia renovável. Integramos todos os tipos de energia, da eletricidade, ao gás e aos combustíveis líquidos. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.360 pessoas.