05/02/2015 | Gás natural

Proposta de tributação dos contratos de aprovisionamento de gás natural de longo prazo

O Governo português propôs ontem à Assembleia da República a aprovação de uma lei, que altera o regime da contribuição extraordinária sobre o sector energético, destinada à criação de um imposto que incide exclusivamente sobre os contratos de fornecimento de gás natural de longo prazo em regime de take or pay celebrados entre 1994 e 2002 pela Galp Energia.

O Governo português propôs ontem à Assembleia da República a aprovação de uma lei, que altera o regime da contribuição extraordinária sobre o sector energético, destinada à criação de um imposto que incide sobre os contratos de aprovisionamento de gás natural de longo prazo em regime de take-or-pay celebrados pela Galp Energia.

A falta de definição de variáveis determinantes, que só ocorrerá após a eventual aprovação da lei, não permite efetuar uma estimativa do impacto de tal imposto.

A Galp Energia considera que o imposto que o Governo pretende criar não tem qualquer fundamento económico ou jurídico, pelo que se encontra a ponderar as medidas a adotar para proteção dos legítimos interesses da Empresa.

Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.

Imprimir

Partilhar: