29/10/2012 | Resultados

Resultados do terceiro trimestre de 2012 e atualização sobre a execução da estratégia da Galp Energia

A Galp Energia divulga hoje os resultados relativos ao 3º trimestre de 2012 e a atualização sobre a execução da sua estratégia

A Galp Energia divulga hoje os resultados relativos ao 3º trimestre de 2012 e a atualização sobre a execução da sua estratégia, dos quais se destacam:

Perfuração de poços relevantes no pré-sal da Bacia de Santos, no Brasil, com o objetivo de aumentar os recursos e o valor do portfólio de exploração da Galp Energia. Continua a recolha de informação sobre o poço Júpiter NE, que será fundamental para estudar os diferentes cenários de desenvolvimento, e que já comprovou a continuidade da primeira descoberta. O poço Carcará, que já confirmou uma descoberta relevante de petróleo, atingiu já a profundidade objetivo e está atualmente a ser preparado para o teste de formação.

Entrega de valor no projeto Lula, onde quatro poços produtores estão já ligados à FPSO Cidade de Angra dos Reis, que atingiu pela primeira vez a velocidade de cruzeiro, e com a atividade no Brasil a apresentar uma produção média no trimestre de 12,3 mboepd. Continuação dos trabalhos para aumentar o factor de recuperação de petróleo através de poços horizontais e injeção alternada de água e gás, que serão testados no início de 2013. 

Criação de uma relação de longo prazo com a ENH em Moçambique, através de um acordo estratégico que aumenta significativamente a influência da Galp Energia no país, bem como facilita o acesso a novas oportunidades na região. Diversas opções de desenvolvimento continuam a ser estudadas para acelerar o processo de monetização dos recursos de gás já descobertos.

Comissionamento do hydrocracker na refinaria de Sines conduzirá ao início da produção estabilizada do projeto de conversão a partir do final de 2012, com impacto positivo na margem de refinação da Galp Energia a partir do primeiro trimestre de 2013. 

Oportunidades provenientes da dinâmica do mercado de GNL, beneficiando dos atuais contratos de fornecimento de GNL e comercializando para mercados de elevado valor, como a Ásia e a América do Sul, os quais deverão continuar a suportar as vendas da Galp Energia no mercado internacional. O aumento de focus nas atividades de trading permite ganhar competências relevantes, o que será uma vantagem competitiva no contexto do desenvolvimento do projeto de gás natural em Moçambique.

Entrega de valor contínua com base em práticas sustentáveis, o que foi reconhecido pelo mercado com a inclusão, pela primeira vez, da Galp Energia no Dow Jones Sustainability Index (DJSI) World e no DJSI Europe

Resultado líquido de €98 milhões no terceiro trimestre de 2012, um aumento de 58% face ao período homólogo de 2011, na sequência da maior produção de petróleo e gás natural no Brasil e dos maiores volumes de GNL vendidos no mercado internacional.

Produção working interest no quarto trimestre prevista em c.24 mboepd, um ligeiro decréscimo face ao terceiro trimestre, no seguimento da conclusão do teste de produção em Iracema Sul. A performance do negócio de downstream no quarto trimestre deverá refletir a previsão cautelosa sobre as margens de refinação e os menores volumes vendidos na atividade de distribuição de produtos petrolíferos, a qual continuará a ser impactada pelo atual contexto macroeconómico na Península Ibérica. Também os volumes vendidos de gás natural deverão descer por via de menor atividade nos segmentos elétrico e de trading. Em suma, o EBITDA em 2012 deverá atingir €1 mil milhões, em linha com o guidance anteriormente anunciado.

Todos os documentos relativos aos resultados do terceiro trimestre de 2012, incluindo as tabelas em excel, encontram-se disponíveis em:

https://www.galp.com/pt/investidores/relatorios-e-apresentacoes/relatorios-e-resultados

Fonte: Galp Energia, SGPS, S.A.

Imprimir

Partilhar: