19/12/2009 | Gás natural

Galp Energia e Morgan Stanley Infrastructure acordam aquisição de activos da Gas Natural em Madrid

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Galp Energia, SGPS,
S.A. (“Galp Energia”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

Nos termos e para os efeitos do disposto no artigo 248º do Código dos Valores Mobiliários, a Galp Energia, SGPS,
S.A. (“Galp Energia”) vem prestar a seguinte informação ao mercado e ao público em geral:

A Galp Energia e a Morgan Stanley Infrastructure anunciaram hoje ter chegado a acordo para a aquisição conjunta de parte do negócio de distribuição e comercialização de gás natural da Gas Natural SDG, S.A., na região de Madrid. A aquisição envolve um montante total de 800 milhões de euros. A operação está sujeita à aprovação das autoridades competentes, devendo estar concluída no decorrer do primeiro semestre de 2010.

O negócio de distribuição inclui as actividades reguladas de distribuição de gás natural em baixa pressão da Gas Natural, que abrangem a maioria dos municípios adjacentes à cidade de Madrid, e têm cerca de 504.000 fogos com ligação à sua rede. O negócio de comercialização inclui a venda de gás natural a clientes finais, regulados e não regulados, na área abrangida pelo negócio de distribuição acima referido, fornecendo gás natural a cerca de 412.000 clientes com um consumo anual de cerca de 0,4 mil milhões de metros cúbicos. O negócio inclui ainda o fornecimento de energia eléctrica a mais de 8.000 clientes e outros serviços de valor acrescentado.

“Estamos muito satisfeitos com este aumento da nossa presença no mercado espanhol da comercialização de gás natural, em linha com a estratégia definida para o desenvolvimento deste negócio na Península Ibérica”, afirmou Manuel Ferreira De Oliveira, presidente executivo da Galp Energia. “Esta aquisição permitir-nos-á alavancar na experiência de 10 anos no mercado português de gás natural como empresa líder na distribuição e comercialização, com mais de 900.000 clientes, aproveitando as oportunidades de crescimento em Espanha, um mercado com fortes perspectivas de crescimento e elevada atractividade para um player ibérico com a dimensão e ambição da Galp Energia,” acrescentou.

“A Morgan Stanley Infrastructure congratula-se com a aquisição desta relevante infra-estrutura”, afirmou Markus Hottenrott, managing director da Morgan Stanley Infrastructure, acrescentando que “esta vem complementar os activos já incluídos no nosso portfolio de distribuição de energia, permitindo-nos alavancar a nossa experiência de gestão. Estamos também muito satisfeitos por termos a oportunidade de vir a desempenhar um papel de relevo no crescimento do mercado espanhol de gás natural. O nosso objectivo principal será prestar aos nossos clientes um serviço de elevada qualidade e em total segurança”.

A Galp Energia foi aconselhada pelo CaixaBI e pela Garrigues, esta na vertente jurídica. A Morgan Stanley Infrastructure foi assessorada nesta aquisição pelo Espírito Santo Investment, pelo Banco Santander e pela Morgan Stanley, com o apoio da Uría Menendez na vertente jurídica. A PriceWaterhouseCoopers prestou consultoria a nível de estratégia à Morgan Stanley Infrastructure.

O montante de investimento necessário para esta aquisição será assegurado pela Galp Energia, pela Morgan Stanley Infrastructure e por um consórcio bancário integrado pelo Banco Santander, Caja Madrid, Espírito Santo Investment, Banesto, Calyon, BNP Paribas, Commerzbank, Helaba, La Caixa, Banco Sabadell e Banco Popular. A assessoria jurídica ao grupo financiador foi prestada pela Clifford Chance.

Sobre a Galp Energia

A Galp Energia é um operador integrado presente em toda a cadeia de valor do petróleo e do gás natural, nomeadamente nas actividades de Exploração & Produção, Refinação & Distribuição e Gas & Power. As suas actividades estão em forte expansão à escala global, com presença em Portugal, Espanha, Brasil, Angola, Venezuela, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Suazilândia, Gâmbia, Timor-Leste, Uruguai e Guiné Equatorial.

A estratégia da Galp Energia visa desenvolver o seu potencial de operador integrado de multi-energia e assim criar valor a longo prazo para os seus accionistas. Para isso, a Galp Energia pretende crescer nos negócios em que está presente e, através de uma integração crescente das suas actividades, capitalizar nas oportunidades que a sua carteira diversificada de activos e projectos lhe oferece. Para mais informações sobre a Galp Energia, visite www.galp.com.

Sobre a Morgan Stanley Infrastructure

A Morgan Stanley Infrastructure é uma plataforma de investimento global apoiada por investidores institucionais de todo o mundo, especializados em investimentos de longo prazo associados ao fornecimento de serviços e bens públicos essenciais a nível mundial. Com escritórios na América do Norte, Europa e Ásia, a Morgan Stanley Infrastructure pertence à área de Merchant Banking da Morgan Stanley Investment Management. A Morgan Stanley Investment Management tinha sob sua gestão, no final de Setembro de 2009, uma carteira de activos avaliada em 386 mil milhões de dólares. Para mais informações sobre a Morgan Stanley Infrastructure, visite www.morganstanley.com/infrastructure.

Imprimir

Partilhar: