02/12/2021 | Órgãos sociais

Galp nomeia COO para a área de Renewables & New Businesses e reforça Conselho de Administração com membro não executivo para liderar a entrega da estratégia de Transição Energética

A Galp anuncia a nomeação de Georgios Papadimitriou como membro do Conselho de Administração e da Comissão Executiva, como COO para a área de Renewables & New Businesses. Em simultâneo, a Galp anuncia também a nomeação de Javier Cavada Camino para o Conselho de Administração, como administrador não executivo independente.


Georgios Papadimitriou passa a integrar o Conselho de Administração e a Comissão Executiva de Galp a partir de 1 de janeiro de 2022, após uma reconhecida carreira de 22 anos na área da energia e das energias renováveis. Nos últimos 13 anos, desempenhou funções na Enel Green Power na Europa e na América do Norte, ocupando mais recentemente o cargo de CEO da Enel Green Power North America. Com a sua entrada na Galp, Georgios aporta à empresa uma vasta experiência internacional e capacidade de liderança nas energias renováveis, que será essencial tanto para acelerar o desenvolvimento da carteira de energias renováveis da Galp, como também a área de Novos Negócios da empresa, como é o caso da cadeia de valor das baterias.


Andy Brown, CEO da Galp, refere estar “entusiasmado por o Georgios se juntar à Galp”. “A sua impressionante trajetória e capacidade de liderança serão essenciais para o nosso futuro. Ele estará no centro da entrega do novo propósito de Galp, de regenerar o seu futuro, através do seu papel no desenvolvimento de renováveis, novos negócios na área da energia e inovação corporativa”.


Javier Cavada Camino integrará o Conselho de Administração da Galp a partir do dia 17 de dezembro de 2021. Com ele trará uma vasta experiência de 25 anos de trabalho em sistemas energéticos. Javier é reconhecido como um líder, tanto no plano académico como empresarial, nomeadamente em empresas inovadoras de soluções energéticas com baixo teor de carbono. Nos últimos anos desempenhou funções de liderança na empresa Wärtsilä e foi CEO da Highview Power. A partir de 1 de janeiro de 2022, ocupará o cargo de CEO da Mitsubishi Power EMEA. A experiência de Javier e a sua abordagem à inovação serão cruciais para ajudar a orientar a Galp no sentido de desenvolver negócios rentáveis nos domínios das energias renováveis e das novas energias.


Paula Amorim, Presidente do Conselho de Administração da Galp, acrescenta: "À medida que a Galp regenera o seu futuro com soluções energéticas inovadoras e de baixo carbono, estou confiante que as nomeações do Georgios e do Javier são mais um passo para reforçar o Conselho de Administração de forma a assegurar que a Galp irá prosperar ao longo da transição energética".


Estas nomeações serão submetidas para ratificação pelos acionistas na próxima Assembleia Geral Anual.


Mais informações sobre a experiência dos novos membros do Conselho de Administração abaixo.

Georgios Papadimitriou
Georgios Papadimitriou estudou Engenharia na National Technical University of Athens, obteve um BA em Economia pelo American College of Greece e um MSc em Investigação Operacional pela University of Strathclyde, em Glasgow.
O seu percurso profissional desenvolveu-se exclusivamente no sector energético a nível internacional, em várias geografias e com diversas responsabilidades.
Durante os primeiros anos da sua carreira, trabalhou com várias majors europeias em projetos convencionais de produção de energia e trading de gás e eletricidade. Nos últimos 13 anos, o Georgios concentrou-se exclusivamente nas energias renováveis e integrou a equipa de liderança da Enel Green Power que ajudou a transformar a empresa no líder mundial das energias renováveis que é hoje, com mais de 50 GW de capacidade renovável instalada. Assumiu vários papéis de liderança na Europa e Américas, liderando com sucesso desafios de transformação e estratégias de crescimento através de ambientes complexos, bem como aumentando a sensibilização e apoio institucional e público para a transição energética.
Para além das suas funções executivas, Georgios serviu como Diretor em associações de energias renováveis em todo o mundo, tais como a American Clean Power e a AWEA nos EUA, ou a Solar Power Europe e a SER em França.

Javier Cavada
Javier Cavada tem um doutoramento em Engenharia Industrial e, entre outros prémios, foi reconhecido como Ex-Alumnus Ilustre pela University of Cantabria em Espanha.
Desempenhou posições de liderança a nível mundial na Wärtsilä Corporation por 17 anos, tornando-se presidente da divisão de energia da Wärtsilä e membro do conselho executivo da corporação em 2015. Javier liderou o impulso da empresa de alcançar energias 100% renováveis, liderando uma profunda transformação que permitiu à Wärtsilä tornar-se um integrador de sistemas líder. Desde2018, a Wärtsilä tem mais de 70 GW de capacidade elétrica instalada em 178 países.
Em 2018, juntou-se à Highview Power como CEO e Presidente, com a missão de impulsionar a ambiciosa estratégia de expansão global da tecnologia de armazenamento de energia criogénica, propriedade da empresa. A empresa concebe e desenvolve soluções de armazenamento de energia de longa duração para utilities e distributed power systems, acelerando a integração da energia eólica e solar, permitindo um futuro de energia 100% renovável já nos dias de hoje.
A partir de janeiro de 2022, assumirá a liderança executiva como CEO e Presidente da Mitsubishi Power EMEA.
Além das suas funções executivas na indústria de armazenamento de energia, Javier Cavada é Presidente da Gazelle Wind Power e Diretor do Conselho de Administração de organizações de ativos renováveis como a Associação de Armazenamento de Energia dos EUA e a Bagnall Energy do Reino Unido.

Imprimir

Partilhar: