Principais Projetos de Inovação

Principais Projetos de Inovação

Trabalhamos em conjunto com as unidades de negócio para preparar o caminho rumo à transição energética e alcançar a neutralidade de carbono no futuro

Renováveis e Novos Negócios

A

Agrivoltaics

uma nova forma de unir a produção de energia solar à agricultura. Em vez de competirem pelo mesmo espaço, a Agrivoltaics cria uma relação mutuamente benéfica entre as suas duas componentes. Permite a produção de energia renovável no mesmo espaço que a agricultura, ao mesmo tempo que protege as plantações das forças da natureza como o granizo, a chuva forte, a seca e as altas temperaturas.

Embora ainda não compreendamos todo o potencial sinérgico da Agrivoltaics, promete criar um impacto positivo nas práticas agrícolas, tanto para os produtores de alimentos como para a natureza.

A Galp, juntamente com os seus parceiros, está a desenvolver um conjunto de ações para perceber como poderá transformar esta tendência inicial numa realidade sustentável.

A

Armazenamento de Energia

O Armazenamento de Energia é essencial para a descarbonização do setor energético pois fornece uma resposta adequada à crescente variabilidade da rede elétrica, que resulta de fontes renováveis. Amortece o equilíbrio da procura, e os altos e baixos na produção, ao mesmo tempo que aumenta a estabilidade da rede. A sua integração impede a canibalização das energias renováveis no mercado, evita a redução das mesmas devido ao excesso de produção ou restrições da rede, e aproveita o rápido tempo de resposta para fornecer serviços auxiliares. A Galp está, assim, a desenvolver iniciativas de armazenamento de energia, incluindo tecnologias-piloto e novas soluções de software para aumentar o valor capturado pela sua geração renovável.

Comercial

V2G Açores

Projeto pioneiro de V2G (vehicle-to-grid) em Portugal com 10 EVs a executar serviços de rede

Sensei Pod

A primeira loja autónoma numa estação de serviço na Europa

Production & Operations

C

CCUS

Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono

Captura, utilização e armazenamento de carbono (CCUS) é uma tecnologia promissora destinada a reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2) e mitigar as mudanças climáticas. A equipa de inovação da Galp está a explorar formas de descarbonizar os ativos de refinação e upstream nas suas operações através da implementação de soluções CCUS que estão a ser exploradas em projetos de Investigação, Desenvolvimento e Inovação com foco em diferentes áreas como o estudo de tecnologias de captura eficientes, rotas de utilização de carbono como os combustíveis e soluções permanentes de armazenamento geológico em parceria com os principais players, alinhando-se aos esforços globais para reduzir as emissões de carbono e proteger o planeta.

L

LCF

Combustíveis de Baixo Carbono

A produção de Combustíveis de Baixo Carbono é um aspeto crítico para a redução das emissões de gases com efeito de estufa e para alcançar um futuro energético sustentável com menor impacto ambiental. A Galp, através do seu portefólio de inovação, explora duas vertentes promissoras, incluindo os e-fuels com CO2 e hidrogénio verde, bem como os biocombustíveis, baseados em diferentes tipos de matérias-primas biológicas, para identificar as melhores rotas tecnológicas capazes de substituir gradualmente os combustíveis fósseis tradicionais. Ao avaliar a viabilidade e escalabilidade dessas abordagens, podemos acelerar a transição para uma economia de baixo carbono e contribuir para um futuro mais limpo e verde para todos.

G

GH2

Hidrogénio Verde 

O hidrogénio verde é uma fonte de energia limpa, abundante e renovável que desempenha um papel fundamental na transição para um futuro mais sustentável. A otimização da produção e utilização do GH2 requer uma abordagem integrada que leve em consideração fatores como produção e uso de energia, previsões de mercado e novas tecnologias. A Galp está empenhada em ser um player chave na produção de GH2 por eletrólise, procurando constantemente novas tecnologias e processos de otimização que possam potenciar este processo, testando também diferentes possibilidades de armazenamento para combater a intermitência das fontes de energia renováveis e transporte para chegar às diferentes indústrias necessitadas para que essa fonte de energia limpa cumpra suas metas de descarbonização.