Principais Projetos de Inovação

Principais Projetos de Inovação

Trabalhamos em conjunto com as unidades de negócio para preparar o caminho rumo à transição energética e alcançar a neutralidade de carbono no futuro

Renováveis e Novos Negócios

A

Agrivoltaics

uma nova forma de unir a produção de energia solar à agricultura. Em vez de competirem pelo mesmo espaço, a Agrivoltaics cria uma relação mutuamente benéfica entre as suas duas componentes. Permite a produção de energia renovável no mesmo espaço que a agricultura, ao mesmo tempo que protege as plantações das forças da natureza como o granizo, a chuva forte, a seca e as altas temperaturas.

Embora ainda não compreendamos todo o potencial sinérgico da Agrivoltaics, promete criar um impacto positivo nas práticas agrícolas, tanto para os produtores de alimentos como para a natureza.

A Galp, juntamente com os seus parceiros, está a desenvolver um conjunto de ações para perceber como poderá transformar esta tendência inicial numa realidade sustentável.

A

Armazenamento de Energia

O Armazenamento de Energia é essencial para a descarbonização do setor energético pois fornece uma resposta adequada à crescente variabilidade da rede elétrica, que resulta de fontes renováveis. Amortece o equilíbrio da procura, e os altos e baixos na produção, ao mesmo tempo que aumenta a estabilidade da rede. A sua integração impede a canibalização das energias renováveis no mercado, evita a redução das mesmas devido ao excesso de produção ou restrições da rede, e aproveita o rápido tempo de resposta para fornecer serviços auxiliares. A Galp está, assim, a desenvolver iniciativas de armazenamento de energia, incluindo tecnologias-piloto e novas soluções de software para aumentar o valor capturado pela sua geração renovável.

Comercial

V2G Açores

Projeto pioneiro de V2G (vehicle-to-grid) em Portugal com 10 EVs a executar serviços de rede

Sensei Pod

A primeira loja autónom

Production & Operations

C

CCUS

Captura, Utilização e Armazenamento de Carbono

Desenvolvimento de um plano de negócios para descarbonizar a refinaria de Sines e os ativos de Upstream utilizando novos métodos de captura, utilização e armazenamento de carbono.

L

LCF

Combustíveis com Baixo Teor de Carbono

Avaliação de tecnologias para a produção de Combustíveis com Baixo Teor de Carbono (sintéticos (WeSAF) e biocombustíveis).

G

GH2

Hidrogénio Verde 

Otimização da produção e utilização de energia, produção de H2 Verde e respetivo fornecimento à refinaria ou armazenamento, com base no preço das energias renováveis (solar/eólica), nas previsões de preços e do mercado, e nas novas tecnologias. Otimização da utilização de Hidrogénio Verde como substituto do GN na unidade de cogeração.