OpenTalk - Comunicação de irregularidades

OpenTalk é um canal seguro, confidencial, e, se assim o desejar, anónimo, que permite a comunicação de dúvidas, preocupações ou desvios ao Código de Ética e Conduta da Galp (CEC).

Quaisquer temas abordados no CEC, incluindo eventos que constituam assédio ou discriminação, ou a prática de atos de fraude e corrupção, podem e devem ser reportados através do OpenTalk.

 

Existem 3 meios ao seu dispor:

​​​​​​​1. Por Email para o endereço opentalk@galp.com

2. Por Carta, remetendo para o seguinte endereço postal:

Comissão de Ética e Conduta da Galp Energia, SGPS, S.A. 
Edifício Galp, Torre A
Rua Tomás da Fonseca,
1600-209 Lisboa, Portugal

*A utilização deste meio permite a comunicação de forma anónima.

3. Formulário de Comunicação de Irregularidades, 

*A utilização deste meio permite a comunicação de forma anónima.

Reports 2020

Em 2020, ao abrigo da norma interna sobre Comunicação de Irregularidades, foram reportados 7 casos à Comissão de Ética e Conduta, através da Linha de Ética opentalk@galp.com. Das comunicações recebidas, 4 estavam relacionadas com discriminação, 1 com práticas laborais e 2 com praticas adotadas por parceiros da Galp.

A maioria dos casos foram reportados por colaboradores (70%) e recebidos de 2 países diferentes. Foi também reportada uma situação por parte de um fornecedor e outra por um colaborador subcontratado. As situações reportadas por clientes do segmento do retalho, não relacionados com questões éticas, foram acompanhadas pela equipa de atendimento ao cliente.

Na sequência do reduzido número de denúncias apresentadas, foi desenvolvido um programa de comunicação e formação para relembrar a existência da Linha de Ética e a importância desta temática para a Galp, reforçando igualmente sobre as questões levantadas nos casos reportados.

Todas as 7 comunicações recebidas foram investigadas, tendo-se concluído que 2 situações tiveram consequências resultado da confirmação das irregularidades reportadas, designadamente, a adoção de medidas disciplinares para um dos casos e para a outra uma advertência verbal.