pt Seta

Covid-19 | Regresso ao local de trabalho

Após a fase de mitigação da pandemia de COVID-19, queremos que se sinta confortável e seguro, tendo preparado algumas ações para a sua proteção.

Não existindo até ao momento vacina ou terapêutica para a infeção pelo vírus SARS-CoV-2, é muito importante que adote novos comportamentos como principal medida de prevenção para evitar o contágio.



Deve entrar pelos locais onde se encontram instaladas as câmaras termográficas para medição da temperatura corporal.
 

       

Usar sempre as máscaras fornecidas. Principais cuidados a ter:

  • Lavar bem as mãos, com água e sabão, antes de retirar a máscara (ou em alternativa use o gel desinfetante);
  • Colocar a máscara com o lado branco (face interna) virado para a cara, e o lado com cor (face externa) virado para fora, se aplicável;
  • Confirmar que as pregas da máscara devem estar direcionadas para baixo, se aplicável;
  • Verificar se está perfeitamente ajustada ao rosto;
  • Evitar tocar na máscara enquanto está a usá-la;
  • Lavar bem as mãos antes de retirar a máscara (ou em alternativa use o gel desinfetante);
  • A máscara deve ser removida a partir de trás (não tocando na frente da máscara), segurando nos atilhos ou elásticos;
  • Deve ser feita nova higienização das mãos, após a remoção da máscara;
  • As máscaras são de uso único, não são reutilizáveis, nem laváveis;
  • Mudar de máscara quando estiver suja ou húmida em média, as pessoas devem mudar de máscara de 4h em 4h ou de 6h em 6h.

Usar sempre as luvas descartáveis.
As luvas protejem e evitam que as mãos fiquem contaminadas. O seu uso pode ser substituído por medidas de higiene de lavagem de mãos ou de aplicação de gel desinfetante. As luvas podem ser lavadas e desinfetadas. Com as luvas não existe tanta tendência de levar as mãos à cara e aos olhos.
 


Ao chegar ao seu posto de trabalho, faça a limpeza dos seus equipamentos - teclado, rato, telefone, telemóvel – com as toalhitas com álcool. Só assim garante que estão prontos a ser utilizados em segurança.

 


Lave bem as mãos. Deve lavar as mãos durante 20 segundos. Enxague as mãos com água e seque-as com um toalhete descartável.

 



Mantenha sempre o distanciamento social. Deve manter uma distância física superior a 2m entre as pessoas. Evite locais com concentração de pessoas.

 


Retire todos os papéis e objetos de cima da secretária, diariamente. O vírus SARS-CoV-2 pode permanecer nos papéis, além de que não permite uma limpeza profunda da secretária.

 


No final do uso, as máscaras e as luvas devem ser colocadas no saco com fecho e descartadas para um contentor de resíduos indiferenciados com tampa (nunca no ecoponto).

 


Se tiver sintomas (febre > 37,5º C, tosse, dificuldade respiratória), opte pelo Home Office. Fique em casa e contacte a Medicina do Trabalho.

Imprimir

Partilhar: