Tiago Durana Pinto

Do programa de trainees para a liderança das operações de retalho de combustíveis no norte do país.
  • Admissão na Galp
    2010 Admissão na Galp
  • Unidade de negócio
    R&D Unidade de negócio
  • Local de trabalho
    Porto Local de trabalho
setembro-2017

O meu percurso na Galp

2010 - 2011 | Trainee

Entrei na Galp como trainee em setembro de 2010. Durante o período de um ano tive a oportunidade de colaborar em duas áreas distintas. Durante os primeiros seis meses estive na área comercial, nomeadamente dando apoio ao negócio de meios de pagamento da Direção de Empresas. Foi um primeiro passo muito importante, dado que me integrei muito bem na Empresa e em pouco tempo consegui sentir-me um elemento útil para a equipa.

A segunda componente do programa de trainees levou-me até uma área bastante distante da minha formação, e consequentemente da minha zona de conforto: a Direção de Desenvolvimento de Biocombustíveis. Talvez por isso tenha sido uma experiência especialmente enriquecedora, tendo desempenhado várias tarefas ao nível do sistema informático de gestão do negócio, da elaboração de orçamentos, da produção de conteúdos para mecanismos de comunicação interna, entre outras tarefas pontuais.

“Foram duas experiências bastante distintas e acredito que é esse o objetivo do programa, que os trainees abandonem a sua zona de conforto e fiquem sujeitos a várias experiências, podendo dessa forma adquirir diferentes conhecimentos. A mim agradou-me particularmente, dado que gosto de mudança.”

2011 - 2012 | Assistente comercial especializado na Direção de Meios de Pagamento

Finalizado o meu período como trainee foi-me dada a oportunidade de continuar na Galp, integrando a equipa onde estive na primeira metade do meu estágio.

De regresso à área comercial, desenvolvi trabalho de backoffice especializado, fazendo a ponte entre as equipas comerciais que trabalham junto dos clientes empresariais de meios de pagamento e a equipa de backoffice, promovendo o melhoramento dos processos entre ambas e dando apoio no centro de relacionamento com clientes.

2013 -2014 | Responsável pela Área de Comercialização de Equipamentos a GPL

A mudança é algo que me agrada, essencialmente pelo desafio que lhe está associada, e por isso fiquei entusiasmado pela minha nova etapa na Galp. Em 2013 fui desafiado para ser o responsável pela área do negócio do GPL que comercializa equipamentos e acessórios relacionados com o gás em garrafa.

Esta função deu-me a possibilidade de gerir um pequeno negócio autónomo de “A a Z”, já que as minhas funções iam desde o contacto com os fornecedores, passando pela gestão logística e pela estratégia comercial, e culminando com todos os processos de negociação com clientes e ao serviço de pós-venda.

Esta foi uma experiência muito enriquecedora para mim e a primeira oportunidade que tive para gerir uma equipa, algo que com a minha idade à data se tornou um enorme desafio e um grande voto de confiança nas minhas capacidades. 

“Esta foi uma experiência muito enriquecedora para mim e a primeira oportunidade que tive para gerir uma equipa, algo que com a minha idade à data se tornou um enorme desafio e um grande voto de confiança nas minhas capacidades.”

2014 até agora | Responsável de Operações Norte do Retalho de Combustíveis

Em 2014 fui desafiado pela Direção do Retalho para assumir a responsabilidade de gerir as operações de combustíveis na região norte do país. Dadas as minhas raízes Portuenses, onde nasci e fui criado, foi um novo desafio associado a um sentimento de regresso a casa.

Atualmente tenho a responsabilidade de gerir, juntamente com a minha equipa, a operação de todos os postos de abastecimento da Galp no norte do país, tanto através das nossas próprias equipas como também em conjunto com parceiros de negócio locais. É uma área muito dinâmica e intensa, a qual implica um acompanhamento muito próximo das operações no terreno, de modo a que os postos de abastecimento estejam ao nível daquilo que a marca Galp representa e da qualidade que nos é exigida pelos nossos clientes.

"Esta função é algo que me entusiasma muito, dado que acredito que gerir equipas e parceiros de negócio é sem dúvida o maior desafio que qualquer líder pode ter, e as minhas responsabilidades atuais obrigam-me a fazer isso permanentemente com qualidade." 

Os caminhos que percorro com a Galp

 

O meu espaço de trabalho


Imprimir

Partilhar: