Ana Margarida Lima

De trainee a Responsável de Operações. Conheça as aventuras da Ana Margarida Lima no mundo do Aprovisionamento e Trading Oil.
  • Admissão na Galp
    2010 Admissão na Galp
  • Unidade de Negócio
    R&D Unidade de Negócio
  • Local de trabalho
    Lisboa Local de trabalho
agosto-2017

O meu percurso na Galp

2010 - 2011 | Trainee

Cheguei à Galp em 2010, quando fiz parte do Programa de Trainees. Os meus primeiros 6 meses na Empresa foram passados na área de Gestão Integrada da Margem, uma área que faz todo o planeamento da refinação. Aqui adquiri conhecimentos técnicos importantes que ajudam qualquer profissional desta área a perceber melhor como funciona a refinação.

Na segunda metade do estágio, fui integrada na área de Operações de Aprovisionamento e Trading Oil. Foi uma experiência multifacetada, que me permitiu colaborar com as equipas de Trading de Produtos, Operações de Petróleo Bruto e Otimização e Controlo e acabou por marcar o meu futuro na Empresa.

2011 - 2012 | Aprovisionamento e Trading - Operações de Petróleo Bruto

Depois da experiência como trainee, continuei a exercer funções nas Operações do Aprovisionamento e Trading Oil, nomeadamente nas Operações de Petróleo Bruto.

Durante os cerca de seis meses trabalhei com operações de cargas de petróleo bruto, que nesta altura significava, principalmente, trabalhar com compras.

2012 -2015 | Aprovisionamento e Trading - Gestão de Risco e Otimização

Em 2012, e ainda dentro das Operações de Aprovisionamento e Trading Oil, agarrei o desafio de me juntar à equipa de Otimização e Controlo. Esta área dedicava-se a atividades de reporte e acabava por fazer a ligação entre as várias atividades do universo do Aprovisionamento e Trading Oil.

Durante este período, a área de Otimização e Controlo sofreu várias alterações, começando a desenvolver novas atividades e alterou a sua designação para Gestão de Risco e Otimização.

Esta realidade colocou-me novos desafios, como o trabalho de backoffice de derivados ou a gestão de risco, o que me levou a adquirir novos conhecimentos sobre temas como os mercados financeiros e a gestão de risco de crédito.

“Mesmo estando na mesma área, fiz coisas muito diferentes e fui sempre adquirindo novos conhecimentos, que acabaram por ser necessários.”

2015 até agora | Responsável de Operações de Aprovisionamento e Trading Oil

Em 2015 fui convidada para ser a nova Responsável de Operações de Aprovisionamento e Trading Oil.

Apesar de continuar na mesma área dentro da Galp, estas novas funções trouxeram uma dimensão completamente nova ao meu trabalho — a gestão humana. Tudo ganhou uma outra dimensão, pois passei a ser a responsável por quatro equipas. Algo que me agrada, porque a minha equipa é muito boa e tenho gosto em lidar com pessoas.

Como Responsável de Operações, também acabo por estar envolvida em vários projetos, alguns deles pioneiros. Neste momento, o destaque vai para a implementação do novo sistema de Trading, Allegro, que vai marcar uma nova era nesta área. 

O meu espaço de trabalho


Imprimir

Partilhar: