Gestão e desenvolvimento de talento

Num mundo cada vez mais competitivo, temos de nos posicionar como um empregador atrativo e oferecer as condições ideais para recrutar, desenvolver e reter talentos. Redefinimos a nossa estratégia para a gestão de talentos (talento@Galp) com base na identificação e avaliação das seguintes características:
Desempenho técnico e comportmental

Considera aspetos como resultados alcançados, conhecimento técnico e alinhamento com os valores e cultura Galp

Motivação e ambição

Considera aspetos como motivação, brio profissional e foco em objetivos

Compromisso para com a Empresa

Considera aspetos como identificação com princípios e valores, ser embaixador de produtos, ser agente de mudança

Atraímos novas gerações de profissionais e envolvemos as pessoas no desenvolvimento de carreira, através das seguintes iniciativas:

Projeto Objetivo Impacto
Generation Galp
Envolvemos e atraímos jovens talentos através do nosso programa de pós-licenciatura, a «Generation Galp», que identifica e desenvolve novos profissionais promissores, reforçando simultaneamente a ligação da Galp com o mundo académico. O programa de pós-licenciatura promove a diversidade dentro da Empresa e traz novas perspetivas, apoiado por oportunidades de networking e um plano de acompanhamento para garantir que os formandos entendem os negócios e a realidade da Galp. Recentemente, temos vindo a melhorar o programa de modo a oferecer aos participantes a oportunidade de desempenhar um papel mais ativo no seu percurso na Galp e de partilhar as suas experiências com antigos participantes, bem como aprender com eles. Saiba mais sobre o programa aqui.
  • Em funcionamento desde 1998
  • > 600 trainees
  • 90% retenção após o primeiro ano 
Job Family Model

Modelo de gestão de funções, criado em 2018, que agrupa funções com traços comuns em famílias e subfamílias. Com este novo modelo estamos a transitar de uma abordagem organizacional com base em níveis funcionais muito detalhados e segmentados para uma metodologia mais ágil, simplificada, adaptável e transversal aos diversos departamentos.

O JFM oferece uma visão global da Organização, bem como uma melhor visão geral das possibilidades de progressão. Como tal, cada pessoa pode explorar melhor as oportunidades de desenvolvimento pessoal, tornar-se um especialista na sua própria área de conhecimento, assumir outras responsabilidades ou participar em projetos ou iniciativas entre empresas.

  • Passámos de 1554 funções a 184 cargos

Na Galp, construímos diferentes programas de desenvolvimento do capital humano porque acreditamos que investir no capital humano é abrir as portas de um futuro mais próspero.

Vivemos num mundo em constante aceleração, tecnológico, no qual tudo é acessível a qualquer hora e em qualquer lugar, contexto no qual se insere o setor da Galp. A otimização de portefólio mundial e a exploração de novas energias são desafios que são superados com uma gestão de equipas cada vez mais transversal, e com um modelo de aprendizagem que desenvolve competências diferenciadoras, de rapidez, agilidade.

Envolvemos as pessoas no seu desenvolvimento

Em 2018, a Galp introduziu os People Days, dias dedicados à reflexão e debate sobre o desempenho e o potencial das nossas pessoas. Na sequência deste debate, surgem os Planos de Desenvolvimento Pessoal (PDP), alinhados com os seus planos de aprendizagem e formação. As ações decorrentes desses «People Days» incluem não só formação convencional, mas também mobilidade de carreira de curto, médio ou longo prazo, eleição de projetos, programas de mentoring e iniciativas como parte dos planos de recompensa.       

Promovemos a mobilidade

A mobilidade beneficia as pessoas e as equipas. Em 2018 revimos a nossa norma do recrutamento e mobilidade, com o objetivo de trazer mais agilidade, autonomia e responsabilidade na gestão destes processos. As opções de mobilidade são analisadas e discutidas com vista ao desenvolvimento nos People Days. Criámos também uma política de mobilidade internacional.

 

Uma nova estratégia para a aprendizagem e formação

De forma a estimularmos uma verdadeira cultura de aprendizagem na Galp, definimos linhas orientadoras, que se traduzem no nosso Manifesto.

  • Trabalhamos com e para as pessoas.
  • Estimulamos a aprendizagem pela prática.
  • Encorajamos novas formas de pensar e de estar.
  • Incitamos a partilha de conhecimento.
  • Oferecemos novos contextos e ambientes.

Esta visão de desenvolvimento de pessoas, com vista à criação de programas de impacto transformacional, transferência de conhecimento e experiências, é suportada pela nossa estratégia de aprendizagem e formação baseada num modelo 70/20/10 (Fazer, Partilhar, Saber). Este modelo estabelece diferentes tipos de formação, com diferentes abordagens ajustadas ao tópico de aprendizagem, integrado com a avaliação de desempenho, planos de desenvolvimento, PeopleDays e Programa de Talentos.

70 Fazer

aprendizagem através da experiência real que promova o desenvolvimento de skill técnicas, comportamentais e de negócio.

20 Partilhar

aprendizagem através das relações interpessoais criadas que promova alterações verdadeiramente transformacionais nas pessoas.

10 Saber 

aprendizagem formal para o desenvolvimento de competências técnicas e comportamentais, privilegiando parcerias estratégicas.

Medir 

métricas que permitam avaliar o impacto real da aprendizagem nas pessoas e na empresa.

Todo o processo assenta agora em sistemas de informação, no Learning Management System (módulo no nosso sistema de informação Success Factors) e a equipa de Aprendizagem e Formação está organizada de forma a responder aos desafios estratégicos das Unidades Organizacionais, através dos vários Business Partners.

Em 2018, investimos c. de €4 m em 116.200 horas de formação.

 

Projeto Objetivo Impacto
Samurai G

Com base nos princípios das artes marciais (mente e corpo), desenvolvemos um caminho de transformação para os profissionais de vendas, negociadores e gestores de contratos da Galp, que visa melhorar as capacidades de negociação.

  • 4 grupos, 79 pessoas envolvidas

  • 4,7 de média da avaliação da aprendizagem (numa escala de 1 a 5) e Net Promoter Score de 9,6 (numa escala de 1 a 10)  

Singularity University

Consiste numa escola diferente, com o objetivo de explorar as oportunidades e implicações das tecnologias, conectando-se a um ecossistema global e a resolver os problemas mundiais, numa visão de longo prazo. A Galp foi founder partner este ano da Singularity em Portugal.

“Acreditamos que existe um alto nível de alinhamento entre o que a SingularityU está a construir em termos do poder das tecnologias disruptivas e exponenciais e o que a Galp precisa para se posicionar num espaço onde a inovação vai ser fundamental para a criação de valor”. Paulo Pisano, Direção de Pessoas

  • 60 participantes envolvidos numa conferência de dois dias e um workshop

Corporate Finance

Customização de um programa intensivo de Finanças Corporativas que permita dotar os participantes de uma visão simultaneamente detalhada e integrada das principais áreas de atuação da gestão financeira empresarial, e uma visão financeira global que articula a estratégia com a criação de valor, proporcionando, ainda, a aquisição e/ou consolidação de técnicas indispensáveis para avaliar e tomar decisões financeiras e de gestão das organizações.

  • 4 edições, 121 participantes

  • 10 906 horas de aprendizagem

  • 4,4 de média da avaliação da aprendizagem 

E&P Fundamentals

Aprendizagem interna com o objetivo de alinhar e transmitir conhecimentos essenciais do negócio de Exploração e Produção na Galp tendo em conta as tendências de mercado.

  • 19 sessões

  • 366 horas de aprendizagens

EngIQ

Programa que permite preencher uma lacuna no quadro formativo nacional, possibilitando a criação de massa crítica capaz de desempenhar um papel de relevo ao nível da investigação, desenvolvimento tecnológico, endogeneização de tecnologias, empreendedorismo e liderança em Engenharia da Refinação, Petroquímica e Química. Visa a capacitação dos colaboradores da empresa, e também o recrutamento de talentos numa fase inicial de carreira.

  • Desde 2009 já formou 127 pessoas Galp (formação avançada e módulos à medida)

  • 486 880 horas de aprendizagem

Leading@Galp

Percurso plurianual e totalmente personalizável, que aposta no autoconhecimento, na experiência, na partilha e em competências de e com futuro.

Cada módulo deste programa foi concebido com base nas investigações mais recentes ao nível das neurociências, do comportamento humano e da forma como as pessoas aprendem e podem desenvolver uma mentalidade de crescimento.

Permite acompanhar o desenvolvimento da liderança em todos os seus estágios, desde as pessoas que estão em fase inicial de preparação para funções de gestão ou que chegaram há pouco tempo às mesmas, passando pelas/os gestoras/es em geral, até às funções de liderança de topo.

  • Em desenvolvimento e preparação ao longo de 2018

Mindfulness

Trata-se de um Programa de meditação, com sessões presenciais e período online de prática, com o objetivo estabelecer as bases para a prática autónoma de meditação mindfull pelos colaboradores Galp, cultivando assim um novo hábito de vida saudável.

  • Desde 2017, o programa abrangeu mais de 500 pessoas

As nossas parcerias

A concretização dos programas de aprendizagem assenta numa lógica de efetiva parcerias com entidades e facilitadores de referência. Principais parcerias atuais:

  • Axialent
  • CATOLICA-LISBON School of Business & Economics
  • Escola Europeia de Coaching
  • Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa
  • Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto
  • FCT – Universidade de Coimbra
  • FCT – Universidade de Lisboa
  • Heriot-Watt University
  • INDEG-ISCTE
  • Instituto Superior Técnico
  • Leadership Business Consulting
  • Media World Training
  • Nova School of Business & Economics
  • Porto Business School
  • Universidade de Aveiro
  • Universidade do Minho
  • Vasco Gaspar (Mindfulness)

Indicadores de formação

  2014 2015 2016 2017 2018
Total de horas de formação (h) 173.370 177.578 196.806 185.730 116.200
Número médio de horas de formação por colaborador (h) 25 26 29 29 18,1
Horas de formação
  2016 2017 2018
  Mulher  Homem Total Mulher Homem Total Mulher Homem Total
Gestores de topo 40 1869 1909 140 2109 2249 284 1679 1962
Quadros dirigentes 1888 6746 8635 2370 7145 9515 7043 5626 7323
Quadros superiores 9069 13472 22541 10036 16174 26210 1697 10295 17338
Especialistas 33764 40441 74205 28139 37202 65341 25994 40395 66389
Outros 38472 51045 89517 29487 52928 82415 6580 16628 23207
Total 83233 113574 198806 70172 115558 185730 41597 74623

116220

 

Horas por colaborador
  2016 2017 2018
  Mulher  Homem Total Mulher Homem Total Mulher Homem Total
Gestores de topo 10 37,4 35,4 23,3 44,9 42,4 40,5 42,0 41,8
Quadros dirigentes 42,9 48,5 47,2 52,7 49,3 50,1 40,4 41,4 41,1
Quadros superiores 56,7 50,6 52,9 62,3 61,0 61,5 43,2 35,5 38,3
Especialistas 53,3 38,9 44,4 43,6 36,2 39,0 35,3 34,2 34,6
Outros 21,3 21,9 21,6 16,4 23,6 20,4 3,8 8,1 6,2
Total 30,4 27,9 29,0 26,2 30,5 28,7 15,4 20,1 18,1

 

Temas Horas de formação 2018
SSA e Qualidade 16.811
Línguas 13.109
Tecnologias da Informação 3.353
Comportamental e liderança 24.952
Técnica 37.646
Gestão, contabilidade e finanças 13.537
Recursos Humanos 1.126
Aprovisionamento e Logística 128
Jurídica 5.559

Imprimir

Partilhar: