Envolvimento com colaboradores

Mantemos um relacionamento ativo com os nossos colaboradores. Motivamos uma atuação em conformidade com os valores e os princípios da Empresa.

Relações laborais

Os representantes da Administração reúnem mensalmente com os representantes dos colaboradores das empresas do Grupo que elegem Comissões para representá-los.
Estas reuniões têm por objetivo a apresentação, a análise, a discussão e o esclarecimento quanto a temas e situações de âmbito profissional que se considerem relevantes na vida da Empresa e dos nossos colaboradores.

Diagnóstico ao clima organizacional

A Galp tem como objetivo estratégico criar um clima organizacional que promova um sentimento de pertença, de perspetiva de carreira e de desenvolvimento, para que cada colaborador sinta a motivação e o sentido de missão necessários para realizar as suas funções.

Neste sentido, em 2018 realizámos um novo diagnóstico do clima organizacional, baseado num questionário alinhado com as melhores práticas internacionais nesta matéria, criando mais um canal para os nossos colaboradores fazerem ouvir a sua voz e contribuírem para o estabelecimento das prioridades de atuação para os anos seguintes.

Questionário de Clima Organizacional:

  • 5.532 pessoas abrangidas
  • Taxa de Participação de 63%

 

  2014/2016 2016/2017 2017/2018 Meta
Índice de envolvimento dos colaboradores 70% 81% 79% 75%

Os planos de ação traçados para 2019, decorrentes da análise de resultados ao diagnóstico do clima organizacional, incidirão prioritariamente nas dimensões com resultados menos sólidos e onde podemos, enquanto organização, melhorar. Paralelamente, apostaremos no reforço nos nossos fatores diferenciadores e em que as perceções são já positivas.

Instrumentos de comunicação interna

Cientes de que a comunicação é fulcral no envolvimento com os nossos colaboradores, dispomos de uma série de instrumentos de comunicação e de promoção da partilha de informação, nomeadamente via intranet (mygalp), newsletters digitais periódicas, vídeos, clipping de artigos media sobre a Empresa, setor, mercado e tendências, etc.

Portal do colaborador

O Portal do Colaborador tem vindo a afirmar-se progressivamente, ao longo dos anos, como uma ferramenta importante para a agilização e desmaterialização dos processos operacionais de recursos humanos. Pretendemos aumentar a produtividade, a qualidade e o nível de serviço prestado.

O Portal constitui uma solução web com um importante conjunto de benefícios:

  • Faculta aos colaboradores autonomia de acesso a serviços e informação através de interface intuitivo e simplificado;
  • Disponibiliza aos gestores um conjunto de ferramentas para melhorar a eficiência e eficácia da gestão das equipas de trabalho, reduzindo simultaneamente a carga administrativa;
  • Proporciona a modernização e simplificação dos processos, o aumento da eficiência/eficácia e racionalização dos custos operacionais;
  • Permite aos profissionais de RH direcionar a sua atenção para atividades de maior contribuição estratégica para a Organização, minimizando o seu envolvimento em tarefas de reduzido valor acrescentado.

Eventos internos

Realizamos frequentemente eventos internos, com o objetivo de promover o networking, sensibilizar os colaboradores para os desafios energéticos da Empresa e promover o conhecimento e o acesso a informação da Organização. Consulte alguns dos exemplos de eventos internos realizados, alguns com a participação de elementos externos à organização:

No dia 26 de março de 2019 organizámos pela quarta vez consecutiva a nossa conferência anual dedicada à sustentabilidade. O evento representou uma oportunidade para que os vários players do setor energético pudessem partilhar o seu conhecimento e apresentar um conjunto de ideias sobre o futuro da energia. Para além de Carlos Gomes da Silva, CEO da Galp, Carlos Costa Pina, diretor executivo da Galp, e Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, a conferência contou com alguns oradores internacionais, que apresentaram as suas soluções para uma transição energética rápida e eficaz. Tae-Yoon Kim, analista na Agência Internacional de Energia, Kathrina Mannion, da BP, Rafaela Guedes Monteiro, da Petrobras, e John MacArthur, a representar a Shell, foram os convidados estrangeiros.

No dia 29 de março de 2019 realizámos o nosso fórum anual de Segurança que reuniu um conjunto de colaboradores, com vista a sensibilizar a sua atuação face ao risco e a criar uma maior consciência no que se refere à prevenção. O evento contou com a participação de especialistas nacionais e internacionais que fazem da segurança e da gestão de risco o seu dia-a-dia.

O Galp Energisers Summit reuniu, no dia 15 de janeiro de 2019, cerca de 1000 energisers no evento e cerca de 2000 por live streaming, num encontro dos colaboradores da Empresa. Com a presença da Presidente do Conselho de Administração, do Presidente da Comissão Executivo e de um conjunto de oradores nacionais e internacionais externos, além dos vários oradores da Galp, foram partilhadas tendências, analisadas novas perspetivas e apresentadas as linhas estratégicas de atuação da Empresa, num dia de intenso trabalho e inspiração com o objetivo de caminhar em fast forward para um futuro de sucesso.

A nossa chairman, Paula Amorim, promove um ciclo de almoços com colaboradores dos mais diversos quadrantes, com o objetivo de criar -se momentos descontraídos, sem agenda nem formalidades, de promoção da proximidade e envolvimento.

Iniciativa que, por inscrição numa landing page produzida para o efeito, cria matches de pessoas com base na resposta a uma pergunta de perfil e nos temas de interesse indicados, com correspondência « com os valores Galp. As pessoas com match são depois convidadas a tomar o pequeno-almoço para debater o tema.