Segurança de produtos

Estamos comprometidos com a melhoria contínua da gestão da segurança dos produtos químicos e petrolíferos que fornecemos e manuseamos nas nossas instalações, ao longo dos seus ciclos de vida, respeitando as pessoas e o ambiente.

Gerimos permanentemente a partilha informação de segurança com os nossos stakeholders, relativa aos produtos que produzimos, utilizamos e comercializamos, tendo em conta os seus perigos e o seu manuseamento seguro.

O diálogo com os clientes e os fornecedores é realizado sistematicamente, no sentido de promover a troca de informação sobre os perigos dos produtos e as medidas de gestão de risco a aplicar em função das suas utilizações.

Os nossos colaboradores e prestadores de serviços são informados sobre os perigos dos produtos existentes nas nossas instalações e sobre a maneira de os manusear em segurança.

Utilizamos as Fichas de Dados de Segurança e a rotulagem das embalagens como veículo privilegiado de comunicação de informação de segurança relativa aos produtos que comercializamos, destacando os perigos que estes apresentam e a forma segura de os manusear.

Trabalhamos no sentido de assegurar que os processos de compra dos produtos garantam que dispomos de informação de segurança dos produtos adquiridos, no cumprimento da regulamentação aplicável.

Integramos várias associações e consórcios europeus relacionados com este assunto, tais como:

  • CONCAWE, Environmental Science for the European Refining Industry (divisão da FuelsEurope, European Petroleum Refiners Association);
  • LOA, Lower Olefins & Aromatics Reach Consortium;
  • HCSC, Hydrocarbon Solvents REACH Consortium.

Regulamentos REACH e CLP

Os Regulamentos REACH e CLP são dois elementos chave para garantir o uso seguro de produtos químicos na União Europeia.

  • O REACH, referente, ao registo, à avaliação, à autorização e à restrição de produtos químicos, estabelece a política de enquadramento dos produtos químicos no espaço da União Europeia.
  • O CLP abrange a classificação, rotulagem e embalagem de substâncias e misturas. Na Galp utilizamos esta legislação para melhorar continuamente a gestão da segurança dos produtos que fornecemos e manuseamos.

As substâncias que produzimos e compramos – combustíveis, betumes, aromáticos, solventes eóleos-base, entre outros – estão registadas ao abrigo do regulamento REACH e têm as suas classificações notificadas no âmbito do regulamento CLP, de acordo com o exigido por estas peças legislativas.

Imprimir

Partilhar: