A Galp é a única empresa refinadora em Portugal.
Refinação
A Galp detém um aparelho refinador integrado, composto pelas refinarias de Sines e de Matosinhos, que têm uma capacidade conjunta de refinação de 330 mil barris de crude por dia.
A refinaria de Sines é a principal refinaria do país e é responsável por 70% da capacidade de refinação em Portugal.
O nosso aparelho refinador beneficia da localização costeira e das infraestruturas portuárias, que são importantes para aprovisionar crude e para exportar produtos.
Conheça aqui o negócio de refinação da Galp.
Aprovisionamento & Trading
A Galp é uma Empresa integrada no sector da energia, executando atividades de Aprovisionamento & Trading de produtos petrolíferos, gás e eletricidade.
As atividades de aprovisionamento e trading da Galp são responsáveis pela venda da produção do aparelho refinador, tanto para as atividades de comercialização da Galp, como para outros operadores na Península Ibérica e na exportação.
A Empresa atua igualmente no mercado internacional de GN/GNL, através da sua atividade de trading de rede e de GNL.
Logística
A Galp, com uma participação de 65%, é a maior acionista da Companhia Logística de Combústíveis (CLC), a empresa logística proprietária do único oleoduto multi-produto existente em Portugal.
A Galp detém ainda uma participação de 75% na Companhia Logística de Combustíveis da Madeira (CLCM), que explora o parque de depósitos de armazenagem da Madeira, e uma participação de 60% na Sigás, uma unidade de armazenagem de gás propano em Sines.
O sistema logístico conta ainda com concessões para exploração dos terminais marítimos de Leixões e de Sines.
Infraestruturas reguladas de distribuição
A Galp, através da sua subsidiária Galp Gás Natural Distribuição S.A., controla nove distribuidores de gás natural no país, com uma rede de distribuição total de 13.015 km.
Cogeração
A Galp tem atualmente em Portugal, através do seu portefólio de cogerações, uma capacidade instalada para produção de eletricidade de 173 MW, estando as mais relevantes instaladas nas refinarias de Sines e Matosinhos.
Estas são uma importante fonte de consumo de gás natural, bem como uma importante fonte de energia para a operação das refinarias.