12/09/2019 | Distribuição de gás natural

Galp Gás Natural e NOS testam contadores inteligentes

Instalação de contadores inteligentes de gás natural na Grande Lisboa. Tecnologia de comunicação NarrowBand-IoT permite recolha de dados de consumo mais eficiente e melhor qualidade de serviço para os clientes.

Lisboa é uma das primeiras cidades europeias a receber contadores inteligentes de gás natural na sequência do projeto-piloto Smart Metering que está a ser desenvolvido pela Galp Gás Natural Distribuição e pela Lisboagás, em parceria com a NOS. Estão já instalados 100 contadores inteligentes em Lisboa, Cascais e Sintra.

Neste projeto pioneiro em Portugal os testes decorrem em ambiente real com recurso à mais recente tecnologia de comunicações NarrowBand-IoT (NB-IoT) suportada em novos modelos de contadores e em plataformas de gestão disponibilizadas pela NOS, que permitem uma comunicação de dados mais fiável e ágil.

Os novos contadores inteligentes de gás estabelecem contacto remoto com a plataforma operacional que permite receber, em tempo real, os dados de consumo. Este projeto piloto pretende validar os benefícios associados a esta tecnologia, para que possa vir a ser amplamente utilizada, assegurando assim a obtenção de diversas vantagens para os consumidores, nomeadamente, a garantia de que poderão passar a receber as suas faturas com base em consumos reais, evitando o recurso a estimativas e assegurando uma maior comodidade para o cliente.

Este projeto de Smart Metering insere-se na aposta estratégica da Galp Gás Natural Distribuição, que prevê um roadmap de iniciativas a desenvolver a nível nacional nos próximos meses e que tem como objetivo preparar as infraestruturas para os desafios da transição energética e assegurar a sua digitalização.

De igual forma, para a NOS, este é um projeto importante na sua estratégia de parceria com as principais empresas portuguesas, no caminho para a transformação digital, no qual a capacidade de desenvolver projetos à medida e interligar devices (IoT) é fundamental.

O investimento em inovação e adaptação das infraestruturas de suporte ao negócio são uma constante no grupo Galp, que se encontra a desenvolver diversos projetos na área digital com benefícios para o cliente, proporcionando-lhe novas experiência no contacto com a empresa. Estes são fatores determinantes na aposta da Galp numa estratégia de centralidade no cliente, construindo a relação e o reforço do seu envolvimento com o grupo.

A NOS mantém também uma aposta contínua na Inovação do seu portefólio, infraestruturas e sistemas com total enfoque na experiência do cliente e na introdução de tecnologias que melhorem a experiência dos seus clientes residenciais e empresariais.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes. Ajudamos grandes indústrias a aumentarem a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas habitações e necessidades de mobilidade. Integramos todos os tipos de energia, para casa e para a estrada: da eletricidade, ao gás, aos combustíveis líquidos. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.360 pessoas. Mais informações em www.galp.com.

Sobre a NOS

A NOS é o maior grupo de comunicações e entretenimento em Portugal. Oferece soluções fixas e móveis de última geração, televisão, internet, voz e dados para todos os segmentos de mercado. É líder na TV por subscrição, em serviços de banda larga de nova geração e na distribuição cinematográfica. No mercado empresarial posiciona-se como uma alternativa sustentada nos segmentos Corporate e Mass Business, oferecendo um portefólio alargado de produtos e serviços, com soluções à medida de cada setor e de negócios de diferentes dimensões, complementando a sua oferta com serviços ICT e Cloud.A NOS está no principal índice bolsista nacional (PSI-20), conta com 4,8 milhões de clientes móveis, 1,6 milhões de clientes de televisão, 1,8 milhões de clientes de telefone fixo e 1,4 milhões clientes de internet de banda larga fixa.Mais informação em http://www.nos.pt/institucional