29/07/2019 | Resultados

Atividade internacional cresce nos resultados

Mais de 82% do Ebitda RCA proveniente da atividade internacional. Produção de petróleo e gás natural aumenta 6% com contributos das novas unidades de produção em Angola e no Brasil. Cash flow gerado aumentou 17%, para €501 milhões, e dívida diminuiu 8%, para 1,6 mil milhões. Ebitda RCA do primeiro semestre aumentou 2%, para €1,1 mil milhões.

Os resultados da Galp no primeiro semestre de 2019 voltaram a beneficiar do perfil integrado da empresa, que permitiu que as melhorias nos resultados da área de Exploração e Produção (E&P) de petróleo e gás natural, e também no Gas & Power (G&P), compensassem o impacto da redução das margens de refinação europeias e as restrições operacionais que afetaram a Refinação e Distribuição (R&D).

O resultado ajustado antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda RCA) nos primeiros seis meses de 2019 totalizou €1,1 mil milhões, um aumento de 2% em relação ao mesmo período do ano passado, sendo que 82% deste valor teve origem nos mercados internacionais.

O Ebitda da área de E&P aumentou 11% face ao semestre homólogo, totalizando €782 milhões, suportado num aumento de 5% da produção net entitlement de petróleo e gás natural. Esta atingiu um valor médio de 110,3 mil barris de petróleo e gás natural por dia, beneficiando do aumento de produção em Angola, onde duas unidades flutuantes do tipo FPSO entraram em operação em julho de 2018 e em abril deste ano.

A produção no Brasil manteve-se estável, com o aumento de produção das duas FPSO mais recentes a compensarem os efeitos da diluição da participação da Galp por efeito da unitização do campo de Lula, bem como das atividades de manutenção em três outras FPSO. A produção total (working interest) de petróleo e gás aumentou 6% para 112,2 mil barris por dia.

Os resultados operacionais da área de R&D caíram 28%, para €212 milhões, pressionados pela diminuição das margens de refinação no mercado europeu e por restrições operacionais que afetaram os volumes de matérias-primas processadas e, inevitavelmente, também as vendas de produtos petrolíferos, nomeadamente os destinados à exportação.

Os resultados do Gas & Power melhoraram 54%, para €105 milhões, suportados pela maior contribuição das vendas de gás natural e eletricidade, beneficiando ainda da atividade de trading de rede nos hubs europeus.

O resultado líquido ajustado (RCA) do primeiro semestre de 2019 foi de €303 milhões, uma diminuição de cerca de 23% em relação ao período homólogo de 2018. Os eventos não recorrentes, no montante de €111 milhões, incluem o impacto da unitização do campo de Lula. A participação da Galp neste bloco, através da Petrogal Brasil, passou de 10% para 9,2%, com efeitos a 1 de abril de 2019.

Outros indicadores financeiros

O cash flow das atividades operacionais nos primeiros seis meses do ano atingiu os €1,01 mil milhões, apesar do menor contributo da atividade de refinação. O free cash flow foi de €501 milhões, ou €98 milhões depois do pagamento de dividendos a acionistas e a interesses que não controlam.

O investimento no primeiro semestre aumentou 6% em relação ao período homólogo do ano anterior, totalizando €385 milhões, dos quais 80% foram alocados ao negócio de E&P, incluindo a conclusão da aquisição de uma participação no BM-S-8, elevando para 20% a posição da Galp, e trabalhos na área de Carcará Norte. O investimento no downstream focou-se essencialmente na melhoria da eficiência energética das refinarias.

A 30 de junho de 2019, a dívida líquida situava-se em €1,6 mil milhões, menos €140 milhões que no final de 2018. O rácio de dívida líquida sobre Ebitda RCA é de 0,7x.

Indicadores por área de negócio

Exploração & Produção

Refinação & Distribuição