16/07/2019 | Responsabilidade social

Fundação Galp e Helpo entregam bicicletas a estudantes no Norte de Moçambique

Projecto ‘Educar para o Futuro’ apoia comunidades em Moçambique com atribuição de bolsas de mérito e bicicletas que ajudam os alunos a encurtar distâncias e a continuar o percurso escolar.

A Fundação Galp completou este mês a entrega de bicicletas previstas para o primeiro ano do Projecto Educar para o Futuro, em parceria com a HELPO ONGD, a alunos de escolas do Norte de Moçambique. Nas atividades que decorreram durante todo o mês de Julho foram entregues 28 bicicletas aos melhores alunos nas comunidades de Natõa e Nampula na inauguração do novo posto de abastecimento Galp na Av. Eduardo Mondlane. As ações contaram com a presença dos diretores da Galp Moçambique Carlos Marques Martins e Francisco Ferreira e encerram a entrega das mozambikes previstas para o ano letivo de 2018/2019 no âmbito do projeto. A parceria contemplou, assim, neste primeiro ano, a doação de 57 bicicletas e 100 mochilas com material escolar.

O projecto ‘Educar para o Futuro’ é uma parceria entre a Helpo e a Fundação Galp que ajuda 16 comunidades de Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Até 2021, este trabalho vai contemplar 22 escolas e dois orfanatos dos dois países, abrangendo perto de 11.400 alunos, 300 pais e 90 professores. Durante este período serão ainda entregues um total de 675 bolsas de mérito e mais de 3.600 kits nutricionais.

As longas distâncias são uma das causas do abandono escolar em Moçambique, uma vez que 90% das viagens são feitas a pé e podem ir dos 2km aos 40km. Em resposta a esta necessidade, e tendo em conta que apenas 8% dos moçambicanos possuem uma bicicleta, a entrega das bicicletas surge como um incentivo para continuarem o seu percurso escolar.

O facto de possuírem uma bicicleta reduz de forma significativa as distâncias que percorrem diariamente, permitindo também que os jovens possam ter mais tempo livre para estudar. O impacto que este meio de transporte tem nestas comunidades é grande, já que para além dos jovens estudantes, a bicicleta passa a ser utilizada também em ambiente familiar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Em muitos casos a mesma bicicleta é usada por dois alunos.