16/03/2009 | Resultados

Galp assina contrato de financiamento com o Banco Europeu de Investimento

A Galp Energia contratou hoje com o Banco Europeu de Investimento (BEI) a primeira tranche, num valor de 300 milhões de euros, de um empréstimo de 500 milhões de euros destinado ao financiamento do projecto de conversão das refinarias de Sines e Matosinhos.

O prazo total deste empréstimo é de 16 anos, incluindo três anos de carência de capital e 13 de reembolso. A cerimónia de assinatura do contrato decorreu na sede da Galp Energia, em Lisboa tendo a Galp Energia sido representada pelo seu Presidente Executivo, Eng.º Manuel Ferreira De Oliveira e pelo Administrador responsável pelo pelouro Financeiro, Claudio De Marco, e o BEI pelo seu Vice-Presidente, Dr. Carlos Costa.
As condições do empréstimo são muito competitivas, considerando a actual situação de liquidez dos mercados financeiros, bem como as restantes alternativas de financiamento de médio e longo prazo.

O projecto de conversão das refinarias, que compreende um investimento global de 1,3 mil milhões de euros, dos quais mil milhões destinados à refinaria de Sines e os restantes 300 milhões à de Matosinhos, e cujos trabalhos de construção arrancaram no final de 2008, vai reequipar as refinarias da Galp Energia com novas unidades de conversão com a mais recente tecnologia. Este projecto visa ajustar o perfil de produção do aparelho refinador da Galp Energia às necessidades do mercado, aumentando a produção incremental de gasóleo em 2,5 milhões de toneladas, já a partir de 2011, através da diminuição da produção de fuelóleo, reduzindo ainda as emissões de gases poluentes.

Com o projecto de conversão, a Galp Energia está a gerar 150 novos postos de trabalho directos, contribuindo para a criação de oportunidades profissionais para trabalhadores qualificados, nomeadamente nas áreas de engenharia. Na fase de construção, estima-se o envolvimento, em média, de mais de 4600 trabalhadores nas duas refinarias, chegando a ultrapassar os 5000, no pico da construção.

Em 2007, a Galp Energia assinou os contratos de execução dos projectos com a Técnicas Reunidas, S.A., que está a desenvolver o projecto de Sines, e a Fluor Ltd encarregue do projecto do Porto. Estas empresas têm, neste momento, alocados aos projectos da Galp Energia mais de 400 profissionais de engenharia.

A conclusão do projecto de conversão das refinarias de Sines e Matosinhos permitirá entre outros benefícios, equilibrar a oferta e a procura de gasóleo no mercado nacional, reduzindo a factura energética nacional através da diminuição das importações deste produto.

Referindo a relação já longa com o BEI, cujo primeiro financiamento à Galp Energia data de 1992, Manuel Ferreira De Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, salientou que “o BEI oferece-nos condições muito competitivas. A colaboração com o BEI vai permitir à Galp Energia dar um passo decisivo para a concretização da sua estratégia de longo prazo, da qual o projecto de conversão é um dos pilares essenciais.”