10/03/2009 | Governo e sociedade

Galp Energia premiada pelo Investor Relations Global Rankings 2009

A Galp Energia ficou classificada na primeira posição a nível europeu, em segundo lugar na indústria de Oil & Gas e na terceira posição a nível mundial, na categoria “Melhores Práticas de Divulgação Financeira”.

A Galp Energia ficou classificada na primeira posição a nível europeu, em segundo lugar na indústria de Oil & Gas e na terceira posição a nível mundial, na categoria “Melhores Práticas de Divulgação Financeira”, na 11ª edição do Investor Relations Global Rankings 2009, num evento que decorreu esta segunda-feira em Frankfurt e que envolveu mais de 160 empresas de todo o mundo.

A Galp melhorou assim de forma substancial a sua posição em relação à edição do ano anterior, em que, apesar de ter sido considerada a melhor empresa do seu sector na categoria das melhores práticas de divulgação financeira, ficou no quarto posto a nível europeu e no sexto a nível global.
O Investor Relations Global Rankings é um evento internacional realizado anualmente pela MZ Consulting NY, com o apoio da KPMG, Bloomberg, The Bank of New York Mellon, NYSE Euronext, Arnold & Porter, Demarest & Almeida e Corporate Asia Network.

A categoria “Melhores Práticas de Divulgação Financeira” avalia a qualidade da informação disponibilizada ao mercado de capitais baseando-se nos seguintes critérios: divulgação de informação operacional, análise da demonstração de resultados, do balanço e do cash flow, quantificação dos objectivos da empresa e ainda os canais usados para a divulgação e distribuição da informação, incluindo, entre outros, o site de relações com investidores e as conference calls realizadas com investidores e analistas.

A mais recente distinção vem no seguimento de outras que têm sido atribuídas à empresa, não só no exterior como em Portugal, com destaque para o prémio do melhor Investor Relations Officer atribuído pela Deloitte e pelo Diário Económico no âmbito dos Investor Relations & Governance Awards 2008.

Ainda no que respeita a prémios internacionais, e ainda no ano passado, a Galp ficou entre as cinco finalistas na categoria de Stakeholder Communication no Petroleum Economist Awards, promovido pela publicação com o mesmo nome, e ganhou o prémio de Most Improved Investor Relations no sector de Oil & Gas atribuído pela Institutional Investor.