06/02/2019 | Responsabilidade social

Fundação Galp e Helpo apoiam 11 mil estudantes do ensino secundário em Moçambique e São Tomé

Projecto ‘Educar para o Futuro’ apoia comunidades de Moçambique e São Tomé e Príncipe e vai impactar 11.400 estudantes. Parceria prevê a entrega de 675 bolsas de estudo para o ensino secundário durante 3 anos (2019-2021), entrega de manuais escolares e bicicletas. Instituição oferece bolsas de mérito a 103 estudantes no Norte de Moçambique

A Fundação Galp entregou, esta terça-feira, 5 de Fevereiro, Bolsas de Estudo que permitem que 103 crianças frequentem a 8ª Classe, pela primeira vez na escola de Natoa, na Província de Nampula. Estes alunos são crianças apadrinhadas por esta instituição, que assegura todo o material escolar, uniformes e custos de matrícula durante o ano lectivo.

Este apoio insere-se no âmbito do projecto ‘Educar para o Futuro’, uma parceria estabelecida entre a Fundação Galp e a Associação Helpo e prevê a doação de 57 bicicletas e 100 mochilas com material escolar a jovens carenciados da província de Nampula. Esta Organização Não Governamental para o Desenvolvimento trabalha desde 2008 no norte de Moçambique para a promoção do desenvolvimento nas áreas da educação e da nutrição.

Através deste projecto, a Fundação Galp decidiu desta forma premiar os melhores alunos de 2018, das escolas secundárias da cidade de Nampula, com a entrega de bicicletas. Em quatro escolas secundárias da cidade vão ser atribuídas anualmente 40 bicicletas a 20 meninas e 20 meninos.

Na comunidade Natoa, foram entregues 17 bicicletas e 100 mochilas com material escolar, uniformes e a matrícula a crianças da 8ª classe que vão frequentar a Escola de Natoa. Nesta escola vão ser atribuídas  cerca de 103 bolsas escolares, para o ensino secundário.

A oferta de bicicletas a estes jovens pode fazer a diferença entre continuar os estudos ou abandonar a escola. Devido à dispersão dos estabelecimentos de ensino, muitos alunos têm de andar todos os dias grandes distâncias para conseguirem ter aulas. Há crianças e jovens a percorrer, diariamente, 12 quilómetros para chegarem à escola e outros tantos para voltarem a casa. Esta realidade contribui, muitas vezes, para que desistam dos estudos.

Para Joana Garoupa, Diretora Geral da Fundação Galp, “ao apostar na educação, estamos a potenciar a transformação e o futuro destas crianças, mas também o futuro e o desenvolvimento do próprio país”.

Uma bicicleta reduz de forma significativa as distâncias, permitindo também que os jovens possam ter mais tempo livre para estudar. O impacto que este meio de transporte tem nestas comunidades é grande, já que para além dos jovens estudantes a bicicleta passa a ser utilizada também em ambiente familiar, contribuindo para uma melhor qualidade de vida. Em muitos casos a mesma bicicleta é usada por dois alunos.

O projecto ‘Educar para o Futuro’ é uma parceria entre a Helpo e a Fundação Galp que ajuda 16 comunidades de Moçambique e S. Tomé e Príncipe. Até 2021, este trabalho vai contemplar 22 escolas e dois orfanatos dos dois países, abrangendo perto de 11.400 alunos, 300 pais e 90 professores. Durante este período serão ainda entregues um total de 675 bolsas de mérito e mais de 3.600 kits nutricionais.

Sobre a Fundação Galp

A Fundação Galp é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, criada pelo Grupo Galp em 2009 e tem por missão servir a comunidade e o seu desenvolvimento sustentado. Para isso, é orientada por critérios de equidade, racionalidade e eficácia operacional na aplicação dos meios que o Grupo fundador coloca à sua disposição, procurando ser um agente ativo e, em simultâneo, próximo na ligação deste com a comunidade. Empenhada, desde o primeiro dia, no desenvolvimento de atividades de investimento social que promovam a sustentabilidade, através da educação, da proteção do ambiente, do uso sustentável de energia e da cultura, a Fundação Galp acredita que o conhecimento permitirá a convergência, o compromisso e a cooperação essenciais para que a sociedade, nas suas várias comunidades, alcance a sustentabilidade.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes. Ajudamos grandes indústrias a aumentarem a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas habitações e necessidades de mobilidade. Integramos todos os tipos de energia, para casa e para a estrada: da eletricidade, ao gás, aos combustíveis líquidos. Contribuímos para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.389 pessoas. Mais informações em www.galp.com.