13/02/2009 | Inovação e desenvolvimento

Exploração e Produção de petróleo em debate no Pestana Palace

Fórum Científico e Tecnológico Galp Energia

Promover uma maior interligação com o mundo académico, dinamizar a partilha de informações e experiências e dar maior coerência ao conhecimento acumulado nas nossas universidades nas áreas científicas aplicadas à exploração e produção de petróleo e gás, determinantes para o futuro da Galp Energia, são os principais objectivos do Fórum Científico e Tecnológico que decorre neste momento em Lisboa, no Hotel Pestana Palace.

O encontro, foi hoje inaugurado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Mariano Gago, e pelo presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira. O Fórum conta com a presença de mais de trinta cientistas e investigadores de várias instituições de ensino superior do nosso País, que trocarão experiências com alguns dos responsáveis pela área de Exploração e Produção da Galp Energia e da Petrobras.

A petrolífera brasileira, que opera diversos blocos petrolíferos em parceria com a Galp Energia, tanto no Brasil como ao largo da Costa Portuguesa, é uma das empresas mundiais com melhores resultados na exploração de petróleo e gás na fronteira do conhecimento e da capacidade tecnológica, sobretudo no que respeita aos trabalhos desenvolvidos em águas ultra-profundas.

Para além do debate e trocas de ideias sobre os desafios que se colocam de igual forma à indústria e à ciência, o Fórum Científico e Tecnológico Galp Energia Exploração e Produção servirá de rampa de lançamento para o portal Rede Galp Inovação, uma rede colaborativa concebida segundo a filosofia da Web 2.0 que pretende ajudar toda a comunidade científica e tecnológica ligada à área energética a conhecer-se melhor a si própria e a unir esforços na resolução de problemas.

O Fórum teve início formal com um jantar de recepção e boas vindas aos participantes, na noite de ontem, dia 12, e terá a sua conclusão ao final da manhã de amanhã, sábado, dia 14, numa sessão aberta à comunicação social em que serão apresentadas as conclusões finais dos trabalhos.

Estas resultarão de um debate que será desenvolvido durante a manhã de sábado, uma vez terminadas as apresentações dos oradores convidados e serão divulgadas pelo administrador executivo responsável pela área de exploração e produção, Fernando Gomes.