12/07/2018 | Inovação e desenvolvimento

Galp e IBM criam assistente virtual com Inteligência Artificial para avaliação de prospetos e descobertas petrolíferas

Ferramenta introduz Inteligência Artificial a uma escala inédita na indústria do petróleo e gás natural. Protótipo resulta de três anos de investigação desenvolvida pela Petrogal Brasil e pela equipa de investigação da IBM-Brasil. A ferramenta melhora as suas capacidades quando interage com os utilizadores ou quando é alimentada com novos dados

A Galp e a IBM desenvolveram um assistente virtual suportado em soluções de Inteligência Artificial (IA) que melhora expressivamente a interpretação sísmica na área da exploração petrolífera e de gás. Esta solução, inédita na indústria a esta escala, vai ajudar os geocientistas a desenvolverem modelos geológicos mais rigorosos, a avaliarem melhor o risco das prospeções e a otimizar a localização de novos poços petrolíferos.

Uma vez que o consumo global de energia continua a aumentar e a depender em boa parte do petróleo e dos combustíveis fósseis, o setor do Oil & Gas tem procurado recursos em localizações cada vez mais exigentes e complexas. Sempre que são perfurados novos poços, a maiores profundidades, são necessárias tecnologias mais avançadas de análise de dados e um enorme poder computacional para encontrar e avaliar novos reservatórios de hidrocarbonetos.

A Galp, através da Petrogal Brasil, e a IBM Research-Brasil, numa parceria inédita, estão a ajudar a resolver este problema.

O protótipo que resultou do projeto de investigação de três anos atua como assistente inteligente dos geocientistas na identificação e avaliação de novos blocos exploratórios e na interpretação de imagens sísmicas.

Esta ferramenta baseia-se no conhecimento alavancado na experiência acumulada pela Galp em interpretações sísmicas e trabalhos de campo anteriores, nomeadamente nos projetos desenvolvidos na rica bacia de Santos. Este assistente melhora as suas capacidades à medida que interage com os utilizadores ou é alimentado com novos dados.

Os dados são integrados numa plataforma única com as análises de contexto e as práticas dos utilizadores. A compreensão visual suportada na inteligência artificial permite examinar grandes conjuntos de dados sísmicos e identificar rapidamente as estruturas geológicas com maior probabilidade de armazenar petróleo e gás.

Este protótipo permite ainda automatizar a análise de documentos técnicos – incluindo as anotações feitas por cientistas e investigadores –, fornece conselhos e sugestões sobre como interpretar imagens do subsolo e ajuda a efetuar avaliações de risco. Integra ainda informações relevantes de múltiplas fontes, incluindo imagens sísmicas, trabalhos académicos, anotações e relatórios. Através de técnicas de IA, apresenta de seguida aos geocientistas recomendações suportadas em evidências. Dado que esta informação é construída ao longo do tempo, permite a transferência e retenção de conhecimento.

De acesso fácil e instantâneo, esta informação pode ainda agilizar o processo de formação e desenvolvimento de competências profissionais dos utilizadores. Também permite uma análise de risco transversal e comparável, o que evita visões subjetivas e permite a comparação de informações entre todos os profissionais envolvidos.

O desenvolvimento desta ferramenta reflete o foco da Galp na inovação contínua através de parcerias, neste caso com um dos mais reputados protagonistas no mundo da IA.

O protótipo está atualmente a ser testado por geocientistas e funcionalidades adicionais estão já a ser desenvolvidos em conjunto pelas duas empresas, contribuindo significativamente para o crescimento das competências técnicas e científicas da IBM e da Galp.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.389 pessoas. Mais informações em www.galp.com.

Imprimir

Partilhar: