04/07/2018 | Brasil

Galp alinha interesse participativo na área de Grande Carcará

Após estas transações, a Petrogal Brasil passará a deter participação de 20% nas duas licenças, enquanto a Equinor e a ExxonMobil assumem 40% cada. O montante da aquisição desta participação adicional de 3% é de c.$114 milhões. Galp prossegue expansão em áreas core, como o pré-sal brasileiro, através do de-senvolvimento seletivo de ativos de alta qualidade através de parcerias sólidas

A Galp, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, e no âmbito de um acordo prévio com a Equinor, está a preparar a aquisição a esta de uma participação adicional de 3% na licença BM-S-8, na bacia de Santos, no seguimento da transação anunciada hoje pela Equinor, em que esta acordou a aquisição da participação de 10% da Barra Energia nesta licença.

Esta aquisição reflete o acordo de alinhamento dos interesses participativos da Petrogal Brasil, Equinor e ExxonMobil nas licenças BM-S-8 e Norte de Carcará, que incluem a descoberta Carcará, no pré-sal. O BM-S-8 inclui ainda o prospeto Guanxuma, onde o primeiro poço de exploração está atualmente a ser perfurado.

O montante total da aquisição desta participação adicional de 3% é de c.$114 milhões, em linha com a aquisição da participação de 3% anunciada em outubro.

A aquisição está sujeita à execução de um acordo final e à conclusão da transação atualmente em curso entre a Equinor e a Barra Energia. A sua conclusão é ainda contingente à aprovação dos parceiros e das autoridades competentes.

No seguimento destas transações, a Petrogal Brasil deverá passar a deter uma participação de 20% nas duas licenças, enquanto a Equinor (operador) e a ExxonMobil assumirão 40% cada.

Estas aquisições refletem o interesse estratégico da Galp em expandir a sua presença nas áreas core, como seja o pré-sal brasileiro, selecionando para tal um conjunto de ativos de elevada qualidade a ser desenvolvido através de parcerias sólidas.

Sobre a Galp

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.389 pessoas. Mais informações em www.galp.com.