20/02/2018 | Institucional

• Produção de petróleo e gás cresce cresce 38% para 93,4 mil barris/dia
  • Produção ultrapassa 100 mil barris/dia no 4º trimestre
  • Resultado líquido ajustado aumenta 25% para €602 milhões

O aumento da produção de petróleo e de gás natural no Brasil, aliado à boa performance das atividades de downstream nos principais mercados em que a Galp atua, permitiram que a empresa fechasse o ano com um crescimento de 25% dos resultados líquidos, beneficiando de melhorias em quase todas as áreas de negócio.

A produção de petróleo e gás nos grandes reservatórios do pré-sal brasileiro voltou a ser o grande motor de crescimento dos resultados, com a instalação de três unidades de produção flutuantes (FPSO) nos últimos dois anos a refletir-se num aumento de 38% da produção total working interest.

A Galp fechou o ano com uma produção total média diária de 93,4 mil barris de óleo e gás natural, tendo no último trimestre de 2017 ultrapassado o marco histórico dos 100 mil barris. A recuperação do preço médio do barril aliada a este aumento da produção teve um efeito multiplicador nos resultados da área.

A Refinação & Distribuição também contribuiu para os resultados, aumentando os volumes de matérias-primas processadas e as vendas, num ambiente de melhoria das margens de refinação no mercado europeu.

O Gas & Power foi a unidade de negócio que enfrentou um contexto mais adverso, sobretudo na captura de oportunidades de trading de gás natural liquefeito nos mercados internacionais. A diminuição das vendas neste segmento foi parcialmente compensada pelo aumento das vendas a clientes diretos, que progrediram tanto na indústria como para a produção de eletricidade, em que o gás natural foi decisivo para substituir a produção das barragens, limitada pela escassa pluviosidade.

O investimento manteve-se a um ritmo próximo de €1.000 milhões, dos quais 88% foram dedicados às atividades de E&P, sobretudo no Brasil, onde para além dos projetos de desenvolvimento em curso, a Galp reforçou a sua presença com a aquisição em concurso público de direitos numa nova área do Pré-Sal. Para além do Brasil, merecem destaque os investimentos em Angola, onde serão instaladas duas unidades FPSO. O projeto Coral Sul, em Moçambique, também se iniciou este ano, sendo o único projeto de GNL a ser aprovado a nível mundial em 2017.

A qualidade dos ativos, o foco na performance operacional e o rigor na execução dos investimentos permitiram à Galp manter um rácio de divida sobre EBITDA de aproximadamente 1x, numa altu-ra de forte expansão da sua atividade. A empresa mantém o compromisso com a disciplina financeira.

Para informação mais detalhada, por favor consulte os documentos oficiais de apresentação de resultados do 4º trimestre de 2017 na página da Direção de Relações com Investidores da Galp.

A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 12 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.750 pessoas.