06/02/2018 | Institucional

Fundação Galp apoia professores portugueses a concorrerem com os melhores do mundo

• Fundação associa-se como principal parceiro do Global Teacher Prize Portugal, que promove projetos educativos com prémio de 30 mil euros • Prémio é acessível a qualquer professor português desde o ensino da primeira infância até ao secundário • Edição portuguesa do GTP dá acesso a prémio internacional reconhecido como o “Nobel dos professores” • Portugal pretende reforçar a importância dos professores no desenvolvimento da sociedade e trazer à discussão os desafios da educação no mundo atual • Projetos promovidos pela Galp e Fundação Galp ligados à educação representam investimento de cerca de 3 milhões de euros nos últimos sete anos

A Fundação Galp é o parceiro principal do Global Teacher Prize Portugal, um prémio que pretende valorizar os professores portugueses, reconhecendo a sua importância no desenvolvimento das crianças e da sociedade. Este prémio, que tem como objetivos reforçar a importância do papel do professor, de partilhar casos de sucesso na resposta às novas necessidades e promover um debate frutuoso sobre o futuro da educação, tem o valor de 30.000€.
Para além disso, o Global Teacher Prize Portugal e a Fundação Galp, por reconhecerem que os temas de eficiência energética e tecnologia são particularmente relevantes, e como incentivo a que sejam desenvolvidos e divulgados projetos educativos nessa área, principalmente junto de comunidades com maiores desafios sociais, atribuem uma menção honrosa no valor de 5.000€ para o melhor projeto.
Qualquer professor português, desde o ensino da primeira infância até ao secundário, público e privado, passando pela educação especial, pode candidatar-se com um projeto ou um método pedagógico próprio. As candidaturas são feitas online no site oficial do GTP Portugal, em www.globalteacherprizeportugal.pt.
A associação da Galp a este prémio é mais um passo para a promoção de um consumo mais eficiente dos recursos energéticos junto da sociedade, compromisso há muito assumido pela Galp nomeadamente através do desenvolvimento de programas educativos.
“A educação é um eixo central na estratégia de sustentabilidade da Galp, pelo que esta parceria com o Global Teacher Prize Portugal é mais do que natural”, afirma Carlos Gomes da Silva, Presidente Executivo da Galp. “Queremos reconhecer os professores portugueses pelo papel fundamental que desempenham hoje pelo futuro da nossa sociedade e do nosso país. Sobretudo aqueles que desenvolvem projetos nas áreas tecnológicas com impacto social.”
O investimento nos projetos educativos promovidos pela Galp mobilizou, nos últimos sete anos, cerca de 3 milhões de euros, entre verbas próprias e incentivos à eficiência energética disponibilizados pela ERSE.

Sobre o GTP – Global Teacher Prize
Na sua génese, trata-se de um prémio mundial no valor de 1 milhão de dólares, cuja primeira edição aconteceu em 2015 e que, anualmente, pretende distinguir um professor que se tenha destacado pelo trabalho excecional e que, desta forma, tenha contribuído particularmente para a valorização da profissão. As candidaturas estão abertas a todos os professores em atividade de todo o mundo e estão enquadradas por um regulamento, que é público, e que abrange um conjunto de critérios considerados mais relevantes para o exercício da profissão. O Global Teacher Prize é um prémio para professores que nasceu por iniciativa da Varkey Foundation, uma organização americana sem fins lucrativos, que tem como missão melhorar a educação. O prémio internacional, que irá premiar com um milhão de dólares o melhor professor do mundo, pretende ser o Nobel da Educação.
Todos os concorrentes ao Global Teacher Prize Portugal são automaticamente incluídos na edição do prémio internacional.

Consulte aqui a fotografia da campanha.

A Fundação Galp, criada em 2009, é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos e de Utilidade Pública que prossegue o compromisso social da Galp com a comunidade, sobretudo nas geografias em que opera. O seu âmbito de atuação agrupa-se em três grandes eixos: Cultura e Ambiente, Educação e Desenvolvimento Social. Os projetos da Fundação já beneficiaram milhões de cidadãos. Só com os projetos educativos já foram impactados, só em Portugal, mais de 45.000 alunos em cerca de 500 escolas.
A Galp é uma empresa de energia de base portuguesa, de capital aberto com presença internacional. As nossas atividades abrangem todas as fases da cadeia de valor do setor energético, da prospeção e extração de petróleo e gás natural, a partir de reservatórios situados quilómetros abaixo da superfície marítima, até ao desenvolvimento de soluções energéticas eficientes e ambientalmente sustentáveis para os nossos clientes – sejam grandes indústrias que procuram aumentar a sua competitividade, ou consumidores individuais que buscam as soluções mais flexíveis para as suas casas e necessidades de mobilidade. Contribuímos ainda para o desenvolvimento económico dos 11 países em que operamos e para o progresso social das comunidades que nos acolhem. A Galp emprega 6.750 pessoas.