03/11/2008 | Investimentos

Galp Energia assina contrato de financiamento com o Banco Europeu de Investimento

A Galp Energia e o Banco Europeu de Investimento (BEI) assinaram hoje, em Lisboa, um contrato de financiamento no valor de 50 milhões de euros destinados à construção da nova central de cogeração da Refinaria do Porto.

O contrato foi assinado pelo vice-presidente do BEI, Dr. Carlos Costa, tendo a Galp Energia sido representada pelo CEO da empresa, Eng. Ferreira De Oliveira e pelo CFO, Dr. Claudio De Marco.

A nova central de cogeração a gás natural, cuja construção deverá arrancar ainda este ano, terá uma capacidade de produção de energia eléctrica de 82 MW, permitindo satisfazer a totalidade das necessidades de vapor da Refinaria do Porto. Esta central permitirá ainda uma redução significativa das emissões de gases para a atmosfera, nomeadamente de CO2, contribuindo para o esforço nacional da redução de emissões, bem como para a melhoria da eficiência energética desta importante unidade industrial do norte do país. Este investimento resulta assim da preocupação da Galp Energia na melhoria das condições ambientais, da eficiência energética e da maior fiabilidade no fornecimento energético a este seu importante activo industrial, e evitando ao país cerca de 460 mil toneladas de emissões de CO2 por ano.

A substituição de combustíveis fósseis tradicionais pela queima do gás natural na produção combinada de energia eléctrica e energia térmica permite obter significativas melhorias em desempenho, em eficiência energética bem como em termos de impacte ambiental.