18/11/2015 | Brasil

Poço Pitu Norte confirma descoberta de petróleo em águas profundas da bacia de Potiguar

A Galp Energia informa que a perfuração do poço de extensão Pitu Norte confirmou a descoberta de petróleo na área de Pitu (Bloco BM-POT-17), em águas profundas da bacia de Potiguar. A descoberta de petróleo na área de Pitu foi inicialmente comunicada ao mercado a 17 de dezembro de 2013.

O poço 3-BRSA-1317-RNS, informalmente conhecido como Pitu Norte, é o primeiro poço de extensão na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Pitu, a cerca de 60 km do litoral do Estado do Rio Grande do Norte, e a uma profundidade de água de 1.844 metros (m), com profundidade final de 4.200 m.

A descoberta foi comprovada por meio de análise de perfis e de resultados de pré-testes, sendo que as amostras de fluido obtidas no poço serão posteriormente analisadas em laboratório.

O consórcio dará continuidade às operações conforme estabelecido no Plano de Avaliação da Descoberta, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo (ANP).

A Galp Energia, através da subsidiária Petrogal Brasil, tem uma participação de 20% no consórcio que explora o BM-POT-17, cabendo as restantes participações à operadora Petrobras (40%) e à BP (40%).