26/10/2015 | Resultados

Resultados dos 9 Meses de 2015

Margens de refinação internacionais e aumento da produção de petróleo suportam resultado líquido de €490 milhões

RESULTADOS DOS 9 MESES DE 2015

 Produção total (working interest) de petróleo e gás natural aumentou 53% nos nove meses do ano para 43,7 mil barris de óleo equivalente por dia (mboepd), com a produção no Brasil a quase duplicar; a produção líquida (net entitlement), que contribui de forma mais direta para os resultados,aumentou 65% atingindo 41,2 mboepd.

 Evolução positiva das margens de refinação internacionais permitiu maximizar a capacidade de processamento e de conversão de produtos refinados, em resultado do grande investimento realizado na capacitação tecnológica do sistema refinador da Galp Energia – no trimestre, as refinarias processaram a maior quantidade de crude de sempre.

 Vendas de gás natural atingiram os 5.973 milhões de metros cúbicos (Mm3) suportadas no aumento das vendas nos segmentos trading e elétrico.

 Ebitda consolidado do grupo totalizou €1.255 milhões numa base replacement cost ajustado (RCA), mais €340 m do que no período homólogo de 2014, o que se deveu ao aumento dos resultados do negócio de R&D.

 Investimento de €852 milhões, dos quais 92% se destinaram a atividades de exploração e produção, nomeadamente para as atividades de desenvolvimento no campo Lula/Iracema, no bloco BM-S11, no Brasil, e bloco 32, em Angola

 No final de setembro de 2015, a dívida líquida situou-se em €1.606 milhões considerando o empréstimo à Sinopec como caixa e equivalentes. O rácio de dívida líquida para Ebitda situava-se em 1,1x, considerando também para este efeito o ajuste dos suprimentos da Sinopec à Petrogal Brasil.

 O resultado líquido replacement cost ajustado da Galp Energia foi de €490 milhões, refletindo a melhoria das margens de refinação na Europa.

EXPLORAÇÃO & PRODUÇÃO

(ver tabela no pdf em anexo)

Nos primeiros nove meses de 2015, a produção total (working interest) de petróleo e gás natural aumentou 53%, atingindo os 43,7 mboepd, devido à maior contribuição da produção do Brasil, que aumentou 90% face ao período homólogo para 34,1 mboepd. Esta evolução deveu-se essencialmente à contribuição da FPSO Cidade de Paraty (#2) que está a produzir à sua capacidade máxima, à entrada em produção da FPSO Cidade de Mangaratiba (#3) e também ao início de produção da FPSO Cidade de Itaguaí (#4), que teve o primeiro óleo em julho deste ano.

A produção net entitlement, a mais relevante – uma vez que é aquela que reverte integralmente para os resultados da Galp Energia – aumentou 65%, alcançando 41,2 mboepd devido ao aumento da produção no Brasil.

O resultado operacional a custo de substituição ajustado foi de €133 milhões, menos €97 milhões do que no período homólogo.

REFINAÇÃO & DISTRIBUIÇÃO

(ver tabela no pdf em anexo)

Nos primeiros nove meses do ano a margem de refinação da Galp Energia atingiu um valor médio de $6,6/bbl, mais $4,6/bbl do obtido no período homólogo, refletindo a evolução positiva das margens de refinação no mercado internacional.

Foram processados cerca de 85,8 milhões de barris de matérias-primas, mais 31 % do que no período homólogo, que havia sido afetado pela paragem geral planeada para manutenção da refinaria de Sines no primeiro semestre. O crude representou 89% das matérias-primas processadas, sendo que 83% dos crudes foram médios e pesados.

Os destilados médios representaram 47% da produção total, enquanto a gasolina e fuelóleo representam 22% e 17%, respetivamente. Os consumos e quebras no período foram de 8%, em linha com o período homólogo.

O volume de vendas a clientes diretos registou um aumento de 2% face aos primeiros nove meses de 2014, beneficiando da recuperação do mercado de produtos petrolíferos na Península Ibérica. As vendas de produtos petrolíferos em África representaram 8% do total registado no período.

No final de junho, a Galp Energia contava com 1.434 estações de serviço ativas e 826 lojas de conveniência.

O resultado operacional a custo de substituição ajustado do segmento de negócio de Refinação & Distribuição foi de €422 milhões, o que representa um aumento de €428 milhões face ao período homólogo.

GAS & POWER

(ver tabela no pdf em anexo)

As vendas de gás natural totalizaram 5.973 milhões de metros cúbicos (Mm3) nos nove meses de 2015, um aumento de 7% face ao período homólogo, que refletiu a evolução positiva das vendas no segmento de trading e no segmento elétrico.

Os volumes transacionados no mercado internacional aumentaram 12% para 3.122 Mm3. Foram realizadas 27 operações de trading de GNL, menos cinco do que no período homólogo, tendo esta descida sido compensada pela maior atividade de trading de rede, cujos volumes aumentaram para os 1.013 Mm3 face a 316 Mm3 no período homólogo.

As vendas a clientes diretos foram suportadas pelos maiores volumes vendidos no segmento elétrico, que aumentaram 36% para os 730 Mm3, consequência do maior consumo de gás natural para produção de eletricidade em Portugal.

Os volumes vendidos a clientes dos segmentos de retalho e industrial na Península Ibérica apresentaram descidas de 15% e 4%, para os 289 Mm3 e os 1.832 Mm3, respetivamente.

As vendas de eletricidade totalizaram 3.466 GWh no período, mais 670 GWh do que nos primeiros nove meses de 2014.

Esta subida deveu-se sobretudo ao aumento da atividade de comercialização de eletricidade, que mais do que compensou a redução de vendas de eletricidade à rede, que se situaram nos 1.029 GWh.

O resultado operacional a custo de substituição do negócio de Gas & Power situou-se nos €242 milhões, 13% abaixo do verificado no período homólogo.

INVESTIMENTO

(ver tabela no pdf em anexo)

O investimento nos primeiros nove meses de 2015 foi de €852 milhões, tendo o investimento no negócio de E&P representado 92% do total.

Dos €782 milhões investidos no negócio de E&P, 88% foi utilizado nas atividades de desenvolvimento, nomeadamente no campo Lula/ Iracema, no Brasil, e bloco 32, em Angola.

O capital investido nas atividades de downstream & gas atingiu os €67 milhões, menos 25% face ao período homólogo, uma vez que este período foi impactado pela paragem geral para manutenção da refinaria de Sines.

ENVOLVENTE DE MERCADO

CÂMBIO
Nos primeiros nove meses de 2015, o valor médio do câmbio EUR/USD foi de 1,115, o que correspondeu a uma desvalorização de 18% face ao período homólogo.

DATED BRENT
Nos primeiros nove meses de 2015, o valor médio do dated Brent foi de $55,3/bbl, o que correspondeu a uma diminuição de $51,2/bbl face ao período homólogo. O diferencial entre o preço do Urals e o dated Brent foi de -$1,1/bbl, comparativamente com -$1,8/bbl do período homólogo de 2014.

GÁS NATURAL
O diferencial entre o preço asiático de referência de GNL (JKM) e o preço de gás natural na Europa (NBP) durante os primeiros nove meses de 2015 estreitou $7,0/mmbtu, relativamente ao período homólogo de 2014, para $0,6/mmbtu.

MARGENS DE REFINAÇÃO
A margem de refinação benchmark subiu de $0,5/bbl nos primeiros nove meses de 2014 para $5,6/bbl no período homólogo de 2015.

MERCADO IBÉRICO
Nos primeiros nove meses de 2015 o mercado ibérico de produtos petrolíferos subiu 2,6% face ao homólogo para os 45,1 milhões de toneladas.

Nos primeiros nove meses de 2015, o mercado de gás natural atingiu os 23.127 mm³, 6,4% acima do período homólogo. O segmento elétrico registou um aumento de 32,9%, tendo o setor convencional apresentado um crescimento de 1,6%.

CAPITALIZAÇÃO BOLSISTA
Nos primeiros nove meses de 2015, a ação da Galp Energia valorizou 4%, tendo o volume transacionado atingido os 504 milhões de ações em mercados regulamentados, dos quais 312 milhões na Euronext Lisbon. O volume médio diário de ações transacionadas nos mercados regulamentados foi de 2,6 milhões de ações, incluindo 1,6 milhões de ações transacionadas através da Euronext Lisbon.
(ver gráfico no pdf em anexo)

BASES DE APRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO

As demonstrações financeiras consolidadas da Galp Energia relativas aos nove meses findos em 30 de setembro de 2015 e 2014 foram elaboradas em conformidade com as Normas Internacionais de Relato Financeiro (IFRS). A informação financeira referente à demonstração de resultados consolidados é apresentada para os trimestres findos em 30 de setembro de 2015 e 2014. A informação financeira referente à situação financeira consolidada é apresentada às datas de 30 de setembro de 2015, 30 de junho de 2015 e 31 de dezembro de 2014.

As demonstrações financeiras da Galp Energia são elaboradas de acordo com as IFRS e o custo das mercadorias vendidas e matérias-primas consumidas é valorizado a custo médio ponderado (CMP). A utilização deste critério de valorização pode originar volatilidade nos resultados em momentos de oscilação dos preços das mercadorias e das matérias-primas através de ganhos ou perdas em stocks, sem que tal traduza o desempenho operacional da empresa. Este efeito é designado efeito stock.

Outro fator que pode influenciar os resultados da empresa sem ser um indicador do seu verdadeiro desempenho é o conjunto de eventos de natureza não recorrente, tais como ganhos ou perdas na alienação de ativos, imparidades ou reposições de imobilizado e provisões ambientais ou de reestruturação.

Com o objetivo de avaliar o desempenho operacional do negócio da Galp Energia, os resultados RCA excluem os eventos não recorrentes e o efeito stock, este último pelo facto de o custo das mercadorias vendidas e das matérias-primas consumidas ter sido apurado pelo método de valorização de custo de substituição designado replacement cost (RC).

DEFINIÇÕES

Crack
Diferencial de preço entre determinado produto petrolífero e o preço do dated Brent

Ebit
Resultado operacional

Ebitda
Ebit mais depreciações, amortizações e provisões

Produção net entitlement
Percentagem da produção detida sobre os direitos de exploração e produção de hidrocarbonetos de determinada concessão, após o efeito dos contratos de partilha de produção

Produção working interest

Replacement Cost (RC)

De acordo com este método, o custo das mercadorias vendidas é avaliado a replacement cost, isto é, à média do custo das matérias-primas no mês em que as vendas se realizam e independentemente das existências detidas no início ou no fim dos períodos. O replacement cost não é um critério aceite pelas IFRS, não sendo consequentemente adotado para efeitos de avaliação de existências e não refletindo o custo de substituição de outros ativos.

Replacement Cost Ajustado (RCA)

Além da utilização da metodologia replacement cost, os resultados ajustados excluem determinados eventos de caráter não-recorrente, tais como ganhos ou perdas na alienação de ativos, imparidades ou reposições de imobilizado e provisões ambientais ou de restruturação, que podem afetar a análise dos resultados da Empresa e que não traduzem o seu desempenho operacional.

ABREVIATURAS

bbl: barris

mbbl: milhões de barris

boe: barris de petróleo equivalente