29/09/2015 | Brasil

Poço Carcará Noroeste confirma extensão da descoberta de Carcará no pré-sal da bacia de Santos

A Galp Energia informa que a perfuração do terceiro poço na área de Carcará (Bloco BM-S-8) confirmou a descoberta de petróleo leve e a extensão para oeste da descoberta de Carcará no pré-sal da bacia de Santos.

O poço 3-SPS-104DA (3-BRSA-1216DA-SPS), informalmente conhecido como Carcará Noroeste, está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta (PAD) de Carcará, a cerca de 226 km do litoral do Estado de São Paulo, a 5,5 km a noroeste do poço pioneiro e a uma profundidade de água de 2.024 metros.

O poço atingiu o topo do reservatório a uma profundidade vertical de 5.869 m abaixo do nível do mar, e comprovou a existência de excelentes reservatórios carbonáticos contínuos de petróleo de boa qualidade (31º API) na camada de pré-sal. O poço identificou uma coluna de petróleo de cerca de 318 metros sendo que não foi encontrado o contacto petróleo-água.

Este é o terceiro poço perfurado pelo consórcio do BM-S-8 na área de Carcará, com os dados de pressão e qualidade do petróleo obtidos a confirmar a extensão para oeste das descobertas dos poços 4-SPS-86B (4-BRSA-971-SPS) e 3-SPS-105 (3-BRSA-1290-SPS), informalmente conhecidos como Carcará e Carcará Norte, respetivamente.

De acordo com o PAD, o consórcio está a preparar um teste de formação (DST) na área de Carcará Norte para avaliar a produtividade do reservatório, cujo início está iminente.

O Plano de Avaliação da descoberta de Carcará, aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) está previsto terminar em março de 2018.

A Galp Energia, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém uma participação de 14% no consórcio que explora o bloco BM-S-8, cabendo 66% à Petrobras (operadora), 10% à Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás e 10% à Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A.