05/09/2015 | Governo e sociedade

José Marques Gonçalves, 11-06-1951 – 05-09-2015

A Galp Energia vem por este meio manifestar o mais profundo pesar pela morte do Sr. Eng. José Marques Gonçalves, Presidente Executivo da empresa entre 2005 e 2006.

O Sr. Engenheiro Marques Gonçalves presidiu à Comissão Executiva da Galp Energia num importante período de transição que culminou com a entrada da empresa no mercado de capitais. Após a conclusão do seu mandato como CEO, permaneceu na Galp Energia, sendo de destacar o relevante contributo para a execução do projeto de reconversão das refinarias.

Foi nomeado Presidente Executivo da Galp Energia a 30 de maio de 2005, após uma carreira internacional de 27 anos na General Motors Corporation que o levou a exercer cargos executivos em Portugal, Inglaterra, Alemanha, Polónia e México, sendo responsável pela criação de algumas das estruturas mais eficientes da GM, nomeadamente na Polónia e no México.

O Eng. José Marques Gonçalves licenciou-se em Engenharia Mecânica pelo Instituto Superior Técnico tendo sido posteriormente graduado pelo General Motors Institute, nos Estados Unidos, e pela Harvard Business School.

À família, a Galp Energia apresenta as mais sentidas condolências.