17/06/2015 | Refinarias

Segurança na Galp Energia: CLCM testa capacidade de resposta a um derrame no mar

A Galp Energia realiza hoje, pelas 17h, um exercício de simulacro com o objetivo de testar a capacidade de resposta de meios internos e externos em caso de acidente, nomeadamente a prontidão dos meios de combate à poluição marítima da CLCM e da Autoridade Marítima instalados no Porto do Caniçal. Este simulacro, que se insere no programa anual de treinos e simulacros e na política de prevenção da empresa, terá como cenário uma rotura total de um tanque com gasóleo e consequente derrame de produto para o mar.

Este exercício mobilizará colaboradores da CLCM, equipas externas de intervenção pertencentes ao Serviço Regional de Proteção Civil, aos Bombeiros Municipais de Machico, a Autoridade Marítima, a Autoridade Portuária, a GNR, a PSP e a SDM – Sociedade de Desenvolvimento da Madeira, S.A., sendo previsto a utilização de meios de socorro terrestres e marítimos, nomeadamente lanchas, viaturas de socorro dos bombeiros das forças de segurança e das demais entidades participantes. Neste simulacro será testado a prontidão dos meios de combate à poluição marítima da CLCM e da Autoridade Marítima instalados no Porto do Caniçal.

Estes exercícios permitem ainda identificar oportunidades de melhoria a implementar nos processos de coordenação de situações reais de emergência, dando cumprimento aos mais exigentes requisitos de segurança nacionais e internacionais.

A Galp Energia realiza periodicamente exercícios de simulacro, quer exclusivamente internos, quer envolvendo a atuação de meios externos, com o intuito de testar o seu plano de emergência de modo a ajustar a capacidade de intervenção e agilidade operacional dos colaboradores. A Galp Energia pretende, assim, aferir se a mobilização da equipa, comunicações, meios utilizados, tempo de resposta e o cumprimento dos procedimentos de emergência decorrem eficaz e eficientemente, com danos mínimos.

O Parque da CLCM realiza anualmente 11 treinos de emergência interna, quatro treinos de proteção, um simulacro geral de emergência e um exercício de proteção. Esta programação está em conformidade com os requisitos da Política de Segurança, Saúde e Ambiente (SSA) e a Política de Prevenção de Acidentes Graves em vigor neste âmbito e responde às mais rigorosas exigências legais nesta matéria, permitindo novamente ver renovada a certificação do seu Sistema de Prevenção de Acidentes Graves em março 2015.