06/08/2008 | Distribuição e comercialização

Galp Energia consolida a sua presença Ibérica

Galp Energia passa a comercializar na Península Ibérica 12,4 milhões de toneladas de produtos petrolíferos.

  • Mais 515 estações de serviço em Portugal e Espanha
  • Galp Energia passa a comercializar na Península Ibérica 12,4 milhões de toneladas de produtos petrolíferos
  • Espanha representará 45% dos volumes vendidos

Foi definido o valor final para a aquisição das actividades de distribuição de produtos petrolíferos que as afiliadas da Eni possuem em Portugal e Espanha. Esta transacção inclui a rede de estações de serviço da Eni nos dois países, sob a marca Agip, e o negócio de Wholesale (excluindo o negócio de lubrificantes).

A aquisição acima mencionada, em conjunto com a transacção, anunciada a 18 de Abril deste ano, dos negócios de distribuição de combustíveis e de parte do negócio dos lubrificantes das afiliadas da ExxonMobil em Portugal e Espanha, enquadram-se na estratégia da Galp Energia, permitindo aumentar a dimensão das suas operações ibéricas, que é o seu principal mercado na actividade de distribuição de produtos petrolíferos.

Após a concretização destas duas operações, a Galp Energia comercializará, na Península Ibérica, mais 3 milhões de toneladas de produtos petrolíferos atingindo as 12,4 milhões de toneladas. Cerca de metade deste volume, 45%, será vendido em Espanha. A Galp Energia passará a contar, na Península Ibérica, com um total de 1.553 estações de serviço.

Estas duas transacções envolvem um valor total de 695 milhões de euros(1) e estima-se que venham a ter um impacto positivo de cerca de 120 milhões de euros no EBITDA da Galp Energia. Este valor inclui a captação de economias de escala e sinergias para a empresa, principalmente em termos de custos logísticos e de aprovisionamento de produtos, cujo impacto em resultados se prevê reflectido a partir do ano de 2010.

Os principais objectivos da Galp Energia para a actividade da distribuição de produtos petrolíferos são a maximização do retorno da sua rede, através da melhoria de eficiência e o aumento do seu volume de vendas por forma a esta ficar equilibrada com a capacidade de refinação planeada.

Estas duas transacções estão ainda sujeitas à aprovação das autoridades competentes.

 

(1) Enterprise Value (Equity + Dívida líquida)

Imprimir

Partilhar: