12/09/2013 | Responsabilidade social

Galp Energia novamente classificada entre as empresas mais sustentáveis do mundo

A Galp Energia voltou a aceder ao grupo das empresas mais sustentáveis do mundo, cumprindo mais uma vez os rigorosos critérios para integrar o Dow Jones Sustainability Index (DJSI). No seu setor (Oil & Gas), apenas cinco empresas europeias conseguiram este feito, tendo a Galp Energia evoluído significativamente nas dimensões económica e social.

A Galp Energia obteve um total de 76 pontos, apenas 7 pontos abaixo da pontuação máxima do sector, o que coloca a empresa no top 10% do índice mundial. A média do sector Oil & Gas foi de 48.

Em termos de indicadores específicos, a Galp Energia obteve a melhor pontuação do seu sector na dimensão social, que inclui critérios como o capital humano ou o impacto social nas comunidades, em que a empresa obteve classificações máximas, tal como sucedeu em áreas como a biodiversidade e riscos relacionados com a água, estes na dimensão ambiental. Na dimensão económica merecem destaque as pontuações superiores a 95 pontos obtidas na gestão de risco e crise e de exploração e produção.

O índice global integra este ano 333 empresas, enquanto o europeu, onde estão listadas quatro empresas portuguesas, conta com 177 membros.

A continuidade da Galp Energia neste índice é o resultado de um compromisso sólido e permanente em matéria de criação de valor sustentado.

A Galp Energia foi também a primeira empresa portuguesa a integrar o Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, considerado o mais credível ranking de sustentabilidade corporativa, englobando empresas de 22 países.

Em 2012, viu a divulgação de informação sobre alterações climáticas distinguida pelo Carbon Disclosure Project, uma organização sem fins lucrativos que fornece o único sistema global de medição, divulgação, gestão e partilha de informação sobre ambiente.

O Dow Jones Sustainability Index

Os índices de sustentabilidade Dow Jones foram criados em 1999 e destinam-se a acompanhar a performance financeira das principais empresas globais para as quais a criação de valor se rege pelos mais elevados critérios de sustentabilidade. A avaliação feita inclui critérios económicos, sociais e ambientais e os resultados divulgados servem de referência para investidores mundiais.