05/06/2008 | Ambiente e eficiência energética

Projectos de eficiência energética - Galp Energia premeia estudantes da Universidade de Aveiro com 10 mil euros

A Galp Energia premiou, hoje, com 10 mil euros, três estudantes da Universidade de Aveiro que desenvolveram projectos de investigação na área das energias sustentáveis e da eficiência energética durante os estágios realizados em empresas parceiras da Empresa.

A Galp Energia premiou, hoje, com 10 mil euros, três estudantes da Universidade de Aveiro que desenvolveram projectos de investigação na área das energias sustentáveis e da eficiência energética durante os estágios realizados em empresas parceiras da Empresa.

Os prémios foram entregues por Manuel Ferreira De Oliveira, presidente Executivo da Galp Energia e pela Professora Doutora Maria Helena Nazaré, reitora da Universidade de Aveiro aos três melhores trabalhos de entre os 10 que foram a concurso.

O primeiro prémio, no valor de seis mil euros, foi entregue a João Garcia cujo projecto sobre eficiência energética no processo produtivo foi realizado na CIRES; Mónica Monteiro foi a segunda premiada, com três mil euros, pelo, programa que permite calcular a energia térmica fornecida pelo solo ao ar.  Por último, Francisco Leitão foi premiado com mil euros pelo projecto sobre eficiência energética no processo produtivo realizado na SONAE.

Esta iniciativa decorre no âmbito do protocolo de cooperação entre a Galp Energia e a Universidade de Aveiro, assinado em Março de 2007, que visa a atribuição de 10 bolsas anuais a estudantes deste estabelecimento de ensino, até 2010. Os alunos são colocados em 10 empresas nomeadas pela Galp Energia para elaboração dos projectos de acordo com a área de actividade de cada uma. Durante o período em que decorre a parceria, a Galp Energia reconhece os três melhores trabalhos, entregando um prémio no valor total anual de 10 mil euros.

Este protocolo insere-se no Programa Galp Energia20 que tem por objectivo aproximar o mundo académico do mundo empresarial, através do desenvolvimento de auditorias energéticas, de trabalhos de investigação e de propostas adaptadas às necessidades reais do mercado, nomeadamente no campo dos sistemas energéticos sustentáveis com vista a optimizar, racionalizar, identificar e recomendar melhorias ao seu funcionamento.

Este programa é uma iniciativa exemplar a nível nacional na transferência de conhecimento e de inovação entre o mundo empresarial e o mundo académico, envolvendo já duas instituições universitárias de topo. Para além da Universidade de Aveiro, o Instituto Superior Técnico acaba de integrar o Programa Galp Energia20, tendo celebrado o protocolo com a Galp Energia, no mês de Maio.

Imprimir

Partilhar: