05/03/2013 | Brasil

Quarto poço na área de Iara confirma extensão de descoberta no pré-sal da Bacia de Santos

A Galp Energia, parceira do consórcio para a exploração do bloco BM-S-11, informa que o poço 3-BRSA-1132-RJS (3-RJS-706), informalmente conhecido como Iara Oeste-2, provou a existência de petróleo de 28º API em reservatórios carbonáticos de boa qualidade, situados a partir de 5.260 metros de profundidade. Este é o quarto poço perfurado na área de Iara e os resultados agora obtidos foram comprovados por meio de amostragens a cabo.

Localizado na área do Plano de Avaliação de Iara, no pré-sal da Bacia de Santos, o poço situa-se a 226 quilómetros da costa do Rio de Janeiro, a cerca de seis quilómetros do poço descobridor Iara, em profundidade de água de 2.197 metros. O poço continua a ser perfurado e prosseguirá com o objetivo de definir a base dos reservatórios com petróleo.

O consórcio dará continuidade às atividades previstas pelo Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), incluindo um teste de formação para avaliação da produtividade do reservatório.

A Galp Energia, através da sua subsidiária Petrogal Brasil, detém uma participação de 10% no consórcio que explora o bloco BM‐S‐11, cabendo 65% à Petrobras (operadora) e 25% à BG Group.

Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-8 (14%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).

O portefólio de Exploração & Produção da Galp Energia engloba cerca de 50 projetos espalhados por quatro continentes. A Galp Energia centra a sua atividade em três áreas core – Brasil, Angola e Moçambique – e tem igualmente projetos em Portugal, Uruguai, Timor Leste, Venezuela, Guiné Equatorial e, mais recentemente, Marrocos e Namíbia.