24/01/2013 | Responsabilidade social

Galp Energia entre as 100 empresas mais sustentáveis do Mundo

A Galp Energia foi considerada uma das 100 empresas mais sustentáveis do mundo pela canadiana Corporate Knights, que elabora anualmente aquele que é considerado o mais credível ranking de sustentabilidade corporativa do mundo: o Global 100 Most Sustainable Corporations in the World, cuja seleção de 2013 acabou de ser divulgada no World Economic Forum, em Davos (Suiça).

Esta é a primeira vez que uma empresa portuguesa integra o Global 100, sendo que, para além da Galp Energia, classificada em 62º lugar, também o Banco Espírito Santo, integrou a lista deste ano, ocupando a 97º posição. A Galp Energia foi a 5ª melhor classificada do setor energético. No total, o ranking de 2013 engloba empresas de 22 países, em todos os continentes. As receitas conjuntas destas 100 empresas totalizam 3 biliões de dólares, o equivalente a 4,5% do PIB mundial. Empregam mais de 5 milhões de pessoas em todo o mundo.

Os 15 critérios que determinam a lista final vão desde a produtividade na utilização de recursos (energia, carbono, água, produção de resíduos) à preservação de valores sociais, à diversidade dos cargos dirigentes, percentagem de impostos pagos, objetivos financeiros, capacidade de inovação, nível de remuneração dos órgãos de administração e vários outros.

O universo de partida da edição deste ano abrangeu cerca de 4.000 empresas.

A recolha dos dados para o projeto é feita através de dados disponibilizados através da Bloomberg e de informação publicada pelas empresas, envolvendo posteriormente contactos diretos com as 350 melhor classificadas. Numa segunda fase, as empresas elegíveis são classificadas em relação aos seus pares do mesmo setor de acordo com indicadores-chave de desempenho e com base nas tendências recentes de cada grupo de indústria.

A entrada da Galp Energia neste ranking reconhece a integração das melhores práticas de sustentabilidade de forma coerente em todos os aspetos da vida da empresa que explicam igualmente a integração da Galp Energia no Dow Jones Sustainability Index, outra das maiores referências globais em termos de práticas sustentáveis.