12/06/2012 | Eventos e patrocínios

Galp Energia premeia projetos de escolas de todo o País

12 de junho 2012 – A Galp Energia entregou esta tarde os prémios do programa de educação para a sustentabilidade Missão UP | Unidos pelo Planeta relativos ao ano letivo de 2011/2012. A cerimónia, que decorreu na praça do Pavilhão de Portugal, por baixo da sua distinta pala, reuniu mais de três centenas de alunos, profissionais de educação e parceiros do programa, que visa promover a eficiência energética junto das camadas mais jovens da população e que, este ano, abrangeu mais de 196 mil alunos e 15 mil professores de cerca 2.300 escolas de todo o País – um crescimento de 35% no número de escolas aderentes. Os prémios foram entregues pelo presidente executivo da Galp Energia, Manuel Ferreira De Oliveira.

O projeto Missão UP | Unidos pelo Planeta integra-se na política de responsabilidade social da Galp Energia e decorreu ao longo de todo o ano letivo (2011/2012) em escolas públicas e privadas dos 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico de todo o País. Na cerimónia de hoje, foram apresentados os projetos e premiadas as escolas vencedoras do Concurso Brigadas Positivas, que mobilizaram os alunos a desenvolver ações que promovam comportamentos mais sustentáveis junto dos colegas, amigos e pais, dentro e fora da escola. Aos três melhores trabalhos foram atribuídos prémios num valor total superior a 60 mil euros, que incluem a oferta às escolas de uma auditoria energética, instalação de soluções de energia mais eficientes e prémios individuais.

Na edição deste ano do Missão UP | Unidos pelo Planeta foi também criado o Campeonato Galpshare Online, a versão digital do jogo de tabuleiro “Cabemos todos?”, lançado no ano passado, com o objetivo de promover a utilização dos veículos automóveis de forma responsável, através da partilha de boleias com outras pessoas. O grande desafio de cada jogador passou por saber conciliar as diferentes personalidades dos passageiros, ganhando o que conseguir levar mais pessoas numa viagem, pelo caminho mais curto, poluindo menos o ambiente e conquistando a oportunidade de plantar mais árvores.

Para além da possibilidade de jogar online, os alunos participaram no Campeonato Galpshare online entre escolas. No final, após uma média da pontuação dos seis melhores jogos de cada jogador, ganharam os três alunos com a melhor média de pontuação.

Prémios Campeonato Galpshare Online

1º Prémio – Sara Cardoso Teixeira, 5.º ano, Escola Básica da Benedita, Leiria
2º Prémio- Clara Alves, 4.º ano, Escola Básica do 1.º Ciclo De Rocha Nova, Coimbra
3º Prémio – Inês Costa de Vasconcelos, 6.º ano, Escola Básica General Serpa Pinto, Cinfães

O parceiro da Galp Energia para o Campeonato Galpshare Online foi a Microsoft, que se associou a este projeto pela validade das suas práticas e objetivos finais, em linha com a estratégia de desenvolvimento sustentável da empresa. Foi a Microsoft a oferecer os três prémios individuais, aos três melhores jogadores do Campeonato de Escolas:

1.º Prémio – Consola Xbox 360 4GB com Kinect
2.º Prémio – Consola Xbox 360 4GB
3.º Prémio – Cabaz de Produtos Microsoft Hardware: Rato Arc Touch + Teclado Comfort Curve 3000 e Webcam HD 3000

Premiados Concurso Brigadas Positivas

1º Prémio - Escola Básica de Miratejo, Seixal
2º Prémio - Colégio Catarina de Bragança, Sintra
3º Prémio - Escola Básica de São Domingos de Carmões, Torres Vedras
Menção Honrosa - Escola Básica de Escalos de Cima, Castelo Branco
Menção Honrosa - Escola Básica Professor Agostinho da Silva, Casal de Cambra, Sintra

1º Prémio - Escola Básica de Miratejo, Seixal
Esta escola desenvolveu quatro brigadas: Brigada dos R's - Reduzir, Reciclar, Reutilizar - Brigada dos E's - Energia, Eficácia, Economia - Brigada dos A's - Abrigo, Aconchego, Agasalho- e Brigada dos M's - Mobilidade, Modificação, Mudança. As quatro brigadas foram compostas por 24 alunos desde o pré-escolar até ao 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O trabalho desenvolvido foi considerado pelo júri muito original e consistente. Do conjunto de atividades apresentadas destacam-se a Marcha “Preservar o Planeta, o que fazer?”, realizada no Largo do Mercado Municipal de Miratejo, onde as Brigadas fizeram um desfile de modelos com fatos elaborados com materiais reciclados. Os alunos discursaram para a população local, sobre a importância dos temas dos projetos, e contaram ainda com discursos do Diretor do Agrupamento de Escolas, de dois Agentes da PSP (Escola Segura) e ainda de uma representante da Câmara Municipal do Seixal.
As Brigadas de alunos entrevistaram pais, professores e o Presidente da Junta da Freguesia, para os questionar sobre que medidas sustentáveis implementadas pela Junta de Freguesia no concelho.

No âmbito das ações realizadas por esta escola destaca-se também o vídeo de apresentação das várias atividades desenvolvidas, elaborado em formato de “Telejornal”.

As Brigadas desenvolveram ainda a letra e música para um hino do projeto “Um Planeta para Preservar”, campanhas de sensibilização sobre a eficiência energética por toda a comunidade escolar e local, distribuindo folhetos informativos, e elaboraram ainda um anúncio muito interessante e engraçado sobre a separação dos resíduos.

Para comunicar as atividades desenvolvidas, os alunos criaram um blog: http://todosaprotegeroplaneta.blogspot.pt/.

2º Prémio - Colégio Catarina de Bragança, Sintra
Este colégio criou três brigadas: Brigada da Eficiência Energética, Brigada da Mobilidade Sustentável e Brigada das Energias Renováveis, que envolveram 43 alunos, no desenvolvimento de ações com o objetivo de "Diminuir a Pegada Ecológica" da escola. O júri considerou que as atividades apresentadas denotaram grande originalidade e criatividade na transmissão dos conceitos e ideias, e que foram trabalhados todos os temas do projeto, conseguindo relacioná-los com as ações desenvolvidas.

Entre as ações que mostraram mais criatividade e eficácia destacam-se a pesquisa e investigação sobre as moradas de cada elemento da turma e o cálculo dos quilómetros e combustível gasto pelos pais, com análise e tratamentos dos dados, aliada a uma proposta de “criação de grupos de boleias”.

Os alunos integraram no trabalho uma das mães, arquiteta de profissão, que os ajudou a elaborar uma planta para a construção de um Pavilhão Gimnodesportivo ao lado da escola, para evitar que os alunos tenham de sair de carro do colégio, sempre que vão ter aulas de educação física, ajudando-os a estarem mais perto do objetivo de “Diminuição da Pegada Ecológica” da escola.

Outra atividade muito bem conseguida foi a campanha de sensibilização para a qual os alunos desenvolveram um folheto informativo sobre os temas do projeto, que distribuíram pela comunidade local, em cafés, farmácias, Junta de Freguesia, GNR, entre outros. Os alunos deram ainda estes folhetos aos pais e encarregados de educação para os distribuíssem nos seus empregos.

O envolvimento dos pais e encarregados de educação revelou-se muito importante no desenrolar das atividades, destacando-se a aula sobre Energia Geotérmica dada por um dos pais, a visita de estudo a uma quinta de um dos avôs, no âmbito da pesquisa e investigação sobre painéis solares, entre outros.

A apresentação do trabalho foi feita através vários suportes: um livro de projeto muito original, uma tela pintada pelos alunos e ainda um vídeo que demonstra o processo de realização das várias atividades.

3º Prémio - Escola Básica de São Domingos de Carmões, Torres Vedras
Esta escola apresentou a Brigada “Força da Energia”, que envolveu todos os 28 alunos da escola. A participação no projeto foi definida em três fases. No início foram explicados aos alunos os conceitos da Missão Up | Unidos Pelo Planeta, através de experiências práticas, como por exemplo, colocando um “moinho” a funcionar com a força do vento. Seguidamente foram criadas grelhas de monitorização dos consumos da eletricidade e da água, fazendo uma análise das melhores soluções para poupar energia e água. Esta monitorização contou com o apoio da Junta de Freguesia que forneceu as faturas para os alunos poderem fazer a análise. A terceira fase do projeto, que ainda não está terminada, passa pela iniciativa da escola de construir um aerogerador.

A escola conseguiu envolver toda a comunidade escolar na realização das atividades, contando com todos os professores, auxiliares e direção.

Em termos de apresentação do projeto, a escola elaborou um vídeo de sensibilização muito original, onde é possível observar os alunos a porem em prática várias das recomendações descritas no relatório, de uma forma muito criativa.

Menção Honrosa - Escola Básica de Escalos de Cima, Castelo Branco
Tendo em conta que a Escola Básica de Escalos de Cima apresentou um trabalho muito bem estruturado e por ter sido considerada muito original uma das ações implementadas - a peça de teatro “Sofia e a Energia” - os membros do júri decidiram atribuir uma Menção Honrosa a esta escola.

A escola criou a Brigada “Aprendizes Energéticos” e desenvolveram várias ações no âmbito do projecto Missão Up | Unidos pelo Planeta, destacando-se a peça de teatro elaborada pelos membros das brigadas, explicando de forma simples e criativa os conceitos da energia e os restantes temas associados ao projeto.

Organizaram uma sessão de apresentação do projeto para os pais e encarregados de educação e foi-lhes ainda pedido para preencherem fichas sobre a alteração de comportamentos dos educandos.

Os membros do Júri decidiram ainda atribuir mais uma Menção Honrosa à Escola Básica Professor Agostinho da Silva, por esta ter apresentado um trabalho de grande qualidade, tendo em conta o facto de ser uma escola inserida no Programa Educativo TEIP (Territórios Educativos de Intervenção Prioritária). A escola apresentou um trabalho desenvolvido por 17 Brigadas, compostas por várias turmas do 5.º e 6.º ano, que envolveram cerca de 400 alunos.

Das várias atividades apresentadas destacam-se a criação de um musical “À Procura de um Pinheiro”, o desenvolvimento do “Hino do Ambiente”, criado pelos alunos. Também foram consideradas as diversas campanhas de sensibilização efetuadas junto da comunidade escolar, como a distribuição de ecopontos pela escola e a colocação de lembretes junto a locais estratégicos, passando pela plantação de uma Horta Pedagógica, onde tudo o que os alunos plantaram foi vendido à comunidade local, entre muitas outras ações.  O trabalho foi muito bem estruturado e o júri considerou muito visível o empenho que os alunos e a professora responsável demonstraram ao longo do desenvolvimento do projeto.

Prémios para as escolas vencedoras:
Auditoria energética à Escola, a realizar pela Galp Soluções de Energia, no valor máximo de : 1º prémio 10.000€ - 2º prémio  5.000€ - e 3º prémio 2.500€.

Visita dos membros das Brigadas Positivas vencedoras (1º, 2º e 3º prémios) a um edifício da Galp Energia, ou de um dos seus clientes, que seja uma referência na questão de eficiência energética e aplicação de produção de energia através de fontes renováveis (inclui transporte e alimentação) •

Auditoria de Segurança para todos os equipamentos de gás da escola, através dos serviços Galp Comfort no valor máximo de: 1º prémio 7.500€ -  2º prémio  5.000€ - e 3.º prémio 2.500€.

Oferta de viagens de um dia ao parque temático Kidzania, incluindo transporte, refeições e entrada. Para o 1º prémio serão 200 viagens, para o 2º vão 100 viagens e para o 3º serão oferecidas 50 viagens.

Prémios para os alunos membros das Brigadas Positivas vencedoras - Kits de Mobilidade compostos por bicicleta, capacete e mochila no valor máximo de: 1º prémio - 300€/unidade; 2º prémio - 200€/unidade e 3º prémio - 100€/unidade.

Prémios para os Professores Coordenadores das atividades das Brigadas Positivas vencedoras - Aquecedor a gás Hotspot (igual para o 1º, 2º e 3º prémios).

Prémios para os pais e encarregados de educação dos alunos das Brigadas Positivas vencedoras - Detetores de monóxido de carbono domésticos para os agregados familiares (1º, 2º e 3º prémios).

Sobre a Missão UP | Unidos pelo Planeta

Projeto de educação para a sustentabilidade de âmbito nacional, que vai já na sua segunda edição, lançado em outubro de 2011 no arranque do ano letivo. Visa sensibilizar a comunidade escolar para temáticas relacionadas com as diversas fontes de energia existentes e envolver as crianças em torno do conceito de mobilidade sustentável, relacionando-o com a eficiência energética, nas suas casas e na escola, e com a sua pegada energética para que possam desenhar a sua própria missão e ajudar o planeta. Estimula a responsabilização das crianças para a tomada de atitudes e mudança de comportamentos e através delas - e da sua participação conjunta com as escolas - envolver as famílias e as comunidades locais.

O universo selecionado para a implementação do projeto foi as escolas do 1º e 2º Ciclos do Ensino Básico a nível nacional, envolvendo escolas públicas e privadas. Esta opção teve por base o facto de que as crianças entre os 6 e os 12 anos de idade são o público mais militante, no que respeita a temas em que se sentem incluídas e responsabilizadas e também porque as escolas de 1º e 2º Ciclos têm demonstrado grande abertura a projetos de sensibilização para temas relacionados com o ambiente. O projeto dirige-se aos estudantes mas também aos seus professores, encarregados de educação e pais, e conta com o apoio e parceria institucional do Ministério da Educação – Direção Geral da Educação, da Direção-Geral da Energia e Geologia, da Agência Portuguesa do Ambiente, da Comissão Nacional da UNESCO e da ERSE - Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos.

A primeira edição decorreu no ano letivo de 2010/2011 e contou com a adesão de cerca de 1.720 escolas de todo o País. No ano letivo de 2011/2012, o programa educativo Missão UP | Unidos pelo Planeta contou com a participação de 2.320 escolas, que envolveram diretamente mais de 196 mil alunos e cerca de 15 mil professores.

Esta iniciativa da Galp Energia reforça a atenção da empresa para o tema da eficiência energética e da sua relação com o conceito de mobilidade sustentável. O projecto Missão UP | Unidos pelo Planeta centrou-se no desenvolvimento de conteúdos sobre quatro temas. O primeiro tema refere-se às “Fontes de Energia”: é necessário conhecer as fontes de energia existentes para facilitar as decisões de consumo. Segue-se a “Eficiência Energética” dado que ao transmitir este conceito às crianças estimula-se a tomada de medidas práticas e incentiva-se a adoção de comportamentos de consumo mais responsáveis, quer na escola, quer em casa. O tema da Pegada Energética pretende dar a conhecer a pegada energética dos produtos consumidos no dia-a-dia. Por último a Mobilidade Sustentável, alerta para a necessidade procurar soluções mais eficientes nas deslocações casa-escola-casa que são, geralmente, responsáveis cerca de metade do consumo energético das escolas.