11/06/2012 | Informação financeira

Galp Energia celebra contrato de financiamento de €560 milhões pelo prazo de 8,5 anos

A Galp Energia assinou um contrato de financiamento, no montante de €560 milhões e pelo prazo de 8,5 anos, ao abrigo de uma Euro Export Credit Facility com seguro de crédito emitido pela Compañía Española de Seguros de Crédito a la Exportación, S.A., Cía de Seguros y Reaseguros (CESCE). Esta operação, efetuada em condições competitivas, destina-se ao financiamento do projeto de conversão da refinaria de Sines, que se encontra em fase de conclusão.

Neste financiamento participaram nove bancos internacionais, tendo o Banco Santander S.A. atuado na qualidade de mandated lead arranger, o Banco Bilbao Vizcaya Argentaria, S.A. e a Société Générale como lead arrangers e o Caixabank, Banco Popular, Bankia, Banesto, Bankinter e Kfw Ipex-Bank na qualidade de lenders. Esta operação registou um elevado sucesso e foi bem recebida pelo mercado, demonstrando o forte apoio da comunidade financeira à Galp Energia e à sua estratégia de crescimento, apesar das atuais condições dos mercados financeiros.
A CESCE é uma sociedade anónima cujo principal acionista é o Estado Espanhol. A sua principal atividade é a cobertura de risco de crédito em vendas de bens e serviços das empresas, tanto nas suas operações no mercado interno como externo.
O projeto de conversão da refinaria de Sines representa um investimento de cerca de €1,1 mil milhões, sendo o maior investimento industrial realizado em Portugal nos últimos anos. O projeto consiste num upgrade da refinaria de Sines, que permitirá um aumento do rendimento dos destilados médios (gasóleo e jet), adaptando o perfil de produção às necessidades de mercado. Este investimento permite igualmente uma melhoria da eficiência de todo o complexo refinador da Galp Energia. O projeto dará igualmente um contributo para o equilíbrio da balança comercial portuguesa, uma vez que Portugal se tornará autossuficiente na produção de gasóleo, combustível de que é hoje deficitário.