14/02/2012 | Responsabilidade social

Galp Voluntária celebra primeiro aniversário com mais de 2.500 horas ao serviço da comunidade

Comemora-se hoje o primeiro aniversário da Galp Voluntária, um projeto da Galp Energia que consiste na cedência de 48 horas de tempo laboral (equivalente a 6 dias de trabalho) de cada colaborador para a realização de ações de voluntariado empresarial. A Galp Voluntária conta com cerca de 800 voluntários inscritos, tendo prestado, neste primeiro ano, mais 2.500 horas de serviço à comunidade, em 10 projetos de voluntariado.

A Galp Voluntária tem por missão promover a intervenção dos seus agentes nas comunidades onde a Galp Energia se insere e na comunidade em geral de acordo com quatro eixos estratégicos de atuação: educação; ambiente e eficiência energética; prevenção e segurança rodoviária; saúde e bem-estar.

Entre a dezena de iniciativas levadas a cabo no último ano destaca-se o projeto REPARAR, em parceria com a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa que levou 116 voluntários, em junho, a reparar 10 casas de pessoas idosas ou em grande dificuldade, recolher brinquedos e roupas para crianças que residem nessas habitações e a concretizar alguns desejos dos idosos, enquanto as suas casas estavam a ser intervencionadas. Mais recentemente, em outubro, 39 voluntários deram cor a quase 500 metros quadrados de paredes exteriores da sede da CERCIOEIRAS. 2011 terminou com a opção da Galp Energia de abdicar do tradicional jantar de Natal da empresa, revertendo esse valor para a entrega de 2.500 cabazes de Natal em 22 locais distintos, a famílias carenciadas. Nesta iniciativa participaram 219 colaboradores voluntários.

Para marcar o primeiro aniversário da Galp Voluntária decorreu esta manhã uma cerimónia na sede da Galp Energia, em Lisboa, que contou com a presença de Conceição Zagalo, Presidente do GRACE (Grupo de Reflexão e Apoio à Cidadania Empresarial), de Elza Chambel, Presidente do Conselho Nacional para a Promoção do Voluntariado e de Filipa Flores, responsável da FOS, uma associação que promove o uso da fotografia para fins solidários.