18/01/2012 | Inovação e desenvolvimento

Galp Energia e o Instituto Superior Técnico criam Campus Sustentável

A Galp Energia e o Instituto Superior Técnico (IST) assinaram hoje um acordo de Cooperação Científica e Tecnológica e Promoção da Sustentabilidade e Eficiência Energética. No âmbito deste acordo, a Galp Energia e o IST vão promover e realizar projetos conjuntos de eficiência energética a aplicar às instalações do IST, criando assim um Campus Sustentável. A assinatura do protocolo ocorreu esta tarde no Salão Nobre do IST, com as presenças de Manuel Ferreira De Oliveira, presidente executivo da Galp Energia, e Arlindo Oliveira, Presidente do IST.

Este protocolo visa reforçar as parcerias já existentes entre o IST e a GALP Energia, reforçando a ligação entre a academia e o tecido produtivo nacional. No âmbito desta iniciativa, será feita uma simulação dinâmica dos edifícios do IST, uma área global de 110 mil m2, a partir da qual será elaborado um projeto de eficiência energética para o campus Alameda do IST. Será igualmente definida e colocada em prática uma metodologia de gestão energética que permitirá ao IST atingir padrões de eficiência e de utilização de energias renováveis alinhados com as melhores práticas de campus universitários de referência.

Será ainda constituído um Laboratório de Conhecimento em Eficiência Energética (LEE) que se pretende venha a ser um espaço de trabalho e debate de ideias que permita o aprofundamento de conhecimentos em matéria de eficiência energética. Este laboratório integrará a Rede LEE que inclui as outras universidades que se encontram igualmente a implementar o conceito de campus sustentáveis em parceria com a Galp Energia – as universidades de Aveiro e da Beira Interior – envolvendo docentes, colaboradores da Galp Energia e bolseiros científicos. O campus sustentável envolverá a participação dos alunos do IST, criando uma dinâmica complementar à sala de aula.

Eficiência energética, cooperação para a inovação realizada em rede e mobilidade sustentável são os três vetores fundamentais nos quais vão assentar os projetos tecnológicos desenvolvidos por ambas as partes. A Galp Energia tem desenvolvido produtos, soluções e serviços que incentivam a utilização da energia de uma forma mais racional e a partir de fontes mais limpas, com o objetivo de contribuir para a concretização de um duplo objetivo: a redução da fatura energética dos seus clientes e redução das emissões de gases com efeito de estufa.

Esta iniciativa ilustra a importância estratégica da aproximação entre o meio académico e empresarial nos domínios de conhecimento da engenharia, arquitetura e ambiente com vista a desenvolver competências partilhadas de I&D e Inovação em eficiência energética.