30/11/2011 | Brasil

Novo poço verifica presença de petróleo no bloco BM-S-8

A Galp Energia, em consórcio com a Petrobras e a Shell para a exploração do bloco BM-S-8, informa que concluiu a perfuração do poço 4-BRSA-946C-SPS, informalmente conhecido como Biguá, localizado no bloco BM-S-8, em águas ultra profundas do pré-sal da Bacia de Santos, a 270 km de distância da costa do estado de São Paulo.

Este novo poço foi perfurado em profundidade de água de 2.180 metros e durante a sua perfuração foi verificada a presença de petróleo de boa qualidade, comprovada por meio de amostragem de petróleo de 25 ºAPI, por teste a cabo, em reservatórios a cerca de 5.380 metros de profundidade. Novos estudos serão conduzidos a partir dos dados obtidos nesse poço e permitirão uma melhor avaliação da extensão dessa descoberta.

O poço está localizado na área do Plano de Avaliação da Descoberta do poço Bem-te-vi, a uma distância de 21 km deste poço pioneiro descobridor.

Nos próximos dias o consórcio iniciará a perfuração do terceiro poço na área, denominado Carcará e dará continuidade às actividades e investimentos necessários para a avaliação da área, conforme Plano de Avaliação aprovado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), cuja conclusão está prevista para Dezembro de 2012.

A Galp Energia detém uma participação de 14% no consórcio que explora o bloco BM‐S‐8, cabendo 66% à Petrobras (operadora) e 20% à Shell. A participação da Shell foi adquirida pelas companhias Barra Energia do Brasil Petróleo e Gás Ltda (10%) e Queiroz Galvão Exploração e Produção S.A. (10%), negociação sujeita à aprovação final pela ANP.

Nesta mesma bacia, de grande potencial exploratório, a Galp Energia detém ainda participações noutros três blocos: BM-S-11 (10%), BM-S-21 (20%) e BM-S-24 (20%).